Notícias

 | 09/03/2004 11h27min

Guga anuncia desistência do time que enfrenta o Paraguai

O catarinense Gustavo Kuerten não vai disputar o confronto entre Brasil e Paraguai pela Zonal Americana da Copa Davis 2004, entre os dias 9 e 11 de abril, na Costa do Sauípe (BA). Integrante da equipe brasileira desde 1996 e com um recorde de 29 vitórias e 14 derrotas em 17 confrontos pelo Brasil, Guga decidiu ficar fora por não concordar com a atual administração da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

– Foi uma decisão muito difícil que eu tive que tomar – lamentou Guga. – Jogo a Davis desde 1996 e só deixei de representar o meu país uma vez, por motivos de saúde (no confronto contra a República Checa, em fevereiro de 2002). Tenho a Davis no sangue, vivi grandes emoções competindo, já joguei até machucado e estou triste por ter que deixar de jogar desta vez.

De acordo com o catarinense, a administração atual da entidade pouco fez para desenvolver o esporte e ajudar os tenistas brasileiros. Tricampeão de Roland Garros e número 1 do mundo em 2000, Guga acredita que a CBT não aproveitou a visibilidade e projeção na mídia que o tênis vem recebendo nos últimos anos para desenvolver um bom trabalho de base no país.

– Hoje em dia, se tornar um jogador de tênis continua tão ou até mais difícil do que quando eu comecei a jogar – explicou.

O catarinense afirmou ainda que se sentiu desrespeitado pela CBT quando a entidade passou a interferir nos aspectos técnicos da Davis, como a escolha do local e piso dos jogos e a troca do capitão Ricardo Acioly por Jaime Oncins sem aviso ou consulta aos jogadores. Guga contou ainda que jogadores e técnicos se reuniram com o presidente da CBT, Nelson Nastás, para expor deu descontentamento, mas não viram nenhuma mudança de atitude por parte da entidade desde então.

– Quando a gente ganha um confronto, nós, jogadores, somos elogiados. Quando perdemos, como foi contra o Canadá no ano passado, e somos rebaixados, nós, jogadores, levamos a culpa, não a CBT. Quem atua na Davis somos nós, os jogadores, e fomos completamente desrepeitados – lamentou Guga.

O número 1 do Brasil embarcou para os Estados Unidos no início da noite, após conceder entrevista coletiva à imprensa no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Nas quadras rápidas norte-americanas, Guga disputa os primeiros torneios Masters Series da temporada, em Indian Wells e em Miami.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.