| hmin
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, afirmou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2004 deve ser de 4%, e o juro real deverá ser de apenas um dígito, ou seja, a baixo de 10%, no primeiro trimestre do próximo ano. O ministro disse também, que há bom espaço para a queda na taxa básica de juros (Selic) na última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para terça, dia 16, e quarta, dia 17. Ele também destacou que a meta para 2004 é de uma crescimento de 10% a 11% nas exportações brasileiras.
Durante encontro com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, Furlan anunciou o lançamento, pelo governo federal, do Modercarga, um programa nos mesmos moldes do Moderfrota. O ministro Furlan participou em Porto Alegre da instalação do Fórum Permanente de Exportação do Estado (FPEX/RS), na Federação das Indústrias Gaúchas (Fiergs).
O FPEX/RS irá contribuir com proposições de alterações de alíquotas de impostos de importação e exportação e investigar práticas ilegais de comércio, além de promover a realização de estudos sobre comércio exterior e a articulação de parcerias entre empresas e os órgãos estaduais. A formulação de propostas de normas na área estadual, que racionalizem e simplifiquem o sistema na área e o incentivo à atração de novos empreendedores com potencial exportador também estão entre as atribuições do Fórum, que é constituído por quatro grupos temáticos: do setor calçadista, de informática, da indústria moveleira e o das câmaras binacionais de comércio estabelecidas no RS.
Pela manhã, Furlan também visitou as instalações da fábrica da General Motors, em Gravataí, na Região Metropolitana. As informações são da Agência Brasil e do site do governo do Estado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.