Notícias

 | 17/08/2003 20h02min

Tricolor perde por 1 a 0 para o Goiás no Olímpico

Com a derrota, equipe gaúcha permanece na lanterna do Brasileirão

O Grêmio tinha tudo para sair da lanterna do Brasileirão neste domingo, dia 17. Até um empate era capaz de tirar o tricolor da última posição na tabela em função de resultados paralelos. Uma vitória faria o clube gaúcho subir até quatro posições. Mas a má fase prossegue no Estádio Olímpico. Nem com quase 30 mil torcedores empurrando, o time não foi capaz de superar o Goiás e acabou derrotado por 1 a 0. O gol foi de Grafite, ex-Grêmio, que entrou no decorrer do segundo tempo. Com o resultado, o time comandado pelo técnico Cuca mantém a maior seqüência invicta de jogos: 11. Também permaneceu a escrita, que desde 1991 o Goiás não é derrotado em Porto Alegre.

A volta de Christian foi muito boa, apesar de ele alegar antes do confronto que pudesse estar sem ritmo de jogo. O centroavante ficou fora dos gramados por 60 dias em virtude da suspensão imposta pelo STJD. Christian deu movimentação e criatividade ao ataque tricolor ao lado de Bruno, que precisou sair em virtude de um corte no supercílio. O Grêmio foi pressão desde o início, embora chegasse pouco ao gol do Goiás. No primeiro tempo, o time teve uma seqüência de escanteios. Jorge Mutt puxou bons contra-ataques, dando trabalho para a zaga goiana.

Nas bolas alçadas, em cobranças de faltas e escanteios, o tricolor perdeu oportunidades para abrir o marcador. O zagueiro Adriano foi quem mais assustou o goleiro Rodrigo. De longe, ele arriscou um chute forte, que raspou o poste direito do Goiás aos 35 minutos. Também foi de Adriano uma cabeçada dentro da área que resultou em gol. Mas a defesa adversária, bem ensaiada, deixou o jogador impedido, invalidando o lance.

No segundo tempo, com a entrada de Eduardo Marques no lugar de Bruno, o time perdeu a agilidade até mesmo em função de seu entrosamento. O técnico Nestor Simionatto fez essa opção em vez de Cláudio Pitbull devido ao fato que ele possui características semelhantes às de Christian.

Mesmo assim, o Grêmio dominou o jogo e empurrou o Goiás para seu campo defensivo. O perigo passou a ser o contra-ataque. Em uma arrancada pela esquerda, Araújo invadiu a área livre e bateu com violência. A bola carimbou o travessão de Danrlei, que agarrou a bola na seqüência. No ataque, a chance mais clara foi com Eduardo Marques, também acertando a trave. Mantendo a pressão, Gilberto ganhou de carrinho uma disputa de bola na esquerda e alçou na área. Christian, livre, desviou do goleiro e mandou para as redes. Só se deu conta que estava impedido quando corria em direção à arquibancada para comemorar com a torcida.

A resposta do Goiás foi imediata e fulminante. Dimba arrancou do meio-campo em velocidade na direção de Danrlei. Acabou ficando sem ângulo com a chegada da zaga, mesmo assim arriscou. A bola sobrou para o pé direito do atacante Grafite, ex-Grêmio, empurrar para o gol aos 31 minutos, decretando um placar amargo no Olímpico. Grafite havia entrado no segundo tempo no lugar de Wando e marcou o seu primeiro gol no Brasileirão justamente contra o tricolor. O atacante está emprestado para o Goiás, mas pertence ao Grêmio. Depois do apito final do árbitro, os gritos de apoio se transformaram no que era inevitável: vaias

O Grêmio segue agora para Salvador, onde enfrenta o Vitória na rodada do meio de semana. E com desfalques: Danrlei e Leanderson receberam o terceiro cartão amarelo. Já o zagueiro Baloy está convocado para um amistoso da seleção do Panamá. Pelo menos a defesa terá o retorno de Claudiomiro, após longo período de recuperação de lesão. Vencer e torcer por resultados paralelos é obrigação para deixar a lanterna.

A galeria de fotos de Grêmio 0 x 1 Goiás

JULIANO SCHÜLER
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.