| 12/08/2003 22h29min
O Avaí venceu o Caxias por 1 a 0 na noite desta terça, dia 12, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Celso, de pênalti, aos 19 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o time catarinense chega aos 25 pontos na tabela de classificação e sobe para quarto colocado na competição. O time catarinense espera agora pelo desfecho da 17ª rodada e torce por tropeços dos adversários diretos para permanecer entre os oito clubes que garantem vaga na próxima fase da Série B.
A cada jogo, uma história se repete: a inacreditável dificuldade do Avaí em balançar as redes adversárias. Em mais uma das infinitas tentativas de acertar a formação do ataque avaiano, que simplesmente não consegue deslanchar, o técnico Jair Pereira testou uma nova dupla na frente: o habilidoso Reinaldo e o experiente Celso, em seu primeiro desafio como titular.
E o ataque mostrou que era noite de ofensividade – mas também de gols perdidos. Em apenas dois minutos, Reinaldo já desperdiçava a primeira chance, cabeceando nas mãos do goleiro Guto depois de cruzamento de Sérgio Gomes. Logo depois, Joelson experimentou de longe, por cima do gol.
Aos 12, Reinaldo recebeu na área, driblou o zagueiro e, na hora de finalizar, chutou fraco, para fora. Celso tentou outras duas vezes (Guto salvou), Mazinho e Fábio Vidal também e até Max Sandro perdeu o dele.
Menos mal que o Caxias, armado em um sistema defensivo com três volantes, esperava atrás, agüentava o sufoco e tentava sair em contra-ataques, lentos e sem perigo para o gol de Gustavo. A melhor chance, em uma cobrança de escanteio, o volante Cláudio desperdiçou.
No segundo tempo, com a entrada do atacante Adão no lugar do volante Dione, o Leão ficou ainda mais ofensivo, com apenas Edmilson na contenção, esporadicamente auxiliado por Mazinho e Joelson, e três homens na frente.
Mas foi o Caxias que teve a primeira chance, logo no início, quando Richard ficou na cara do gol azurra e chutou por cima. O Leão só foi criar uma oportunidade real de gol aos 11, quando Celso caiu pela direita e cruzou para a cabeçada de Reinaldo, rente à trave.
Aí começou a pressão. No minuto seguinte, Sérgio Gomes, Adão e Celso também tiveram a chance de marcar, e nada de a bola entrar. Até que aos 19 minutos, Adão lançou Celso, que invadiu a área e foi derrubado.
Pênalti que o próprio Celso cobrou para marcar o primeiro gol dele com a camisa do Avaí e afastar a urucubaca da Ressacada. Com o placar favorável, o Leão recuou, passou a se expor na defesa e a jogar em infrutíferos contra-ataques.
LUCIANO SMANIOTO/DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.