Política | 01/12/2010 15h40min
Compartilhar
Tweet
O deputado federal mais votado do Brasil foi absolvido da acusação de falsidade ideológica nesta quarta-feira. Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, (PR-SP) foi inocentado da ação penal que apurava se ele havia utilizado uma declaração de escolaridade falsa, afirmando saber ler e escrever, entregue no pedido de registro de candidatura para as eleições.
No dia 22 de novembro, o promotor Maurício Lopes havia pedido à Justiça a prisão do humorista. Para o Ministério Público (MP), o deputado eleito teria fraudado a documentação porque seria analfabeto funcional ( lê, mas não entende).
O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloíso Sérgio Rezende Silveira, entendeu que o humorista tem condições necessárias para ser deputado. Conforme o magistrado, basta o conhecimento rudimentar da escrita para que a pessoa não seja considerada analfabeta. Silveira afirma que a Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos, e não os funcionais.
Tiririca teve mais de 1,3 milhão de votos nas eleições de 3 de outubro.
Tiririca teve mais de 1,3 milhão de votos nas eleições e foi o deputado mais votado do Brasil
Foto:
Evelson de Freitas/Agência Estado
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.