Notícias

Eleições  | 01/11/2010 07h06min

PT gaúcho trabalha para emplacar três ministros no governo Dilma

Tendências internas do partido já articulam possíveis nomes

Despontam seis gaúchos entre os possíveis ministros do governo Dilma. Mas líderes petistas sabem que, devido às amplas alianças partidárias e estaduais firmadas durante a campanha, no máximo três devem chegar ao primeiro escalão.

Deputada federal, Maria do Rosário vem sendo apontada como nome provável. A corrente da qual Rosário faz parte, o Movimento PT, é dona da segunda maior bancada do partido na Câmara. Seus colegas já articulam para alçá-la à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, mas Rosário também poderia assumir o Ministério do Desenvolvimento Social.

> Veja os cotados para integrar a equipe do governo Dilma

A Democracia Socialista (DS) vai reivindicar sua permanência no Ministério do Desenvolvimento Agrário – e deve levar, pois é a ala petista mais próxima aos movimentos sociais. Hoje, a pasta é ocupada por Guilherme Cassel, que pode seguir na cadeira. Miguel Rossetto é cotado para retomar o ministério – que ocupou, no primeiro mandato doe Lula –, embora também tenha trânsito para assumir outra função.

Giles Azevedo – ex-secretário-executivo adjunto da Casa Civil que trabalha com Dilma há 12 anos – é o nome mais forte para ocupar a chefia de gabinete da futura presidente.

Galeria: Militantes comemoram a vitória de Dilma Rousseff

Especial: Dilma Rousseff, uma mulher na Presidência

Galeria: a trajetória política de Dilma


Confira os especiais:
Game: internauta é gestor de Estado virtual 
Discursômetro: as palavras mais usadas na campanha
Teste sua memória: quem foram os presidentes do país?

ZERO HORA

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.