Eleições | 01/11/2010 07h06min
Despontam seis gaúchos entre os possíveis ministros do governo Dilma. Mas líderes petistas sabem que, devido às amplas alianças partidárias e estaduais firmadas durante a campanha, no máximo três devem chegar ao primeiro escalão.
Deputada federal, Maria do Rosário vem sendo apontada como nome provável. A corrente da qual Rosário faz parte, o Movimento PT, é dona da segunda maior bancada do partido na Câmara. Seus colegas já articulam para alçá-la à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, mas Rosário também poderia assumir o Ministério do Desenvolvimento Social.
> Veja os cotados para integrar a equipe do governo Dilma
A Democracia Socialista (DS) vai reivindicar sua permanência no Ministério do Desenvolvimento Agrário – e deve levar, pois é a ala petista mais próxima aos movimentos sociais. Hoje, a pasta é ocupada por Guilherme Cassel, que pode seguir na cadeira. Miguel Rossetto é cotado para retomar o ministério – que ocupou, no primeiro mandato doe Lula –, embora também tenha trânsito para assumir outra função.
Giles Azevedo – ex-secretário-executivo adjunto da Casa Civil que trabalha com Dilma há 12 anos – é o nome mais forte para ocupar a chefia de gabinete da futura presidente.
Galeria: Militantes comemoram a vitória de Dilma Rousseff
Especial: Dilma Rousseff, uma mulher na Presidência
Galeria: a trajetória política de Dilma
Confira os especiais:
Game: internauta é gestor de Estado virtual
Discursômetro: as palavras mais usadas na campanha
Teste sua memória: quem foram os presidentes do país?
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.