Eleições | 31/10/2010 22h35min
Em um pronunciamento recheado de compromissos firmados ao longo da campanha, Dilma Rousseff (PT) falou durante 25 minutos no primeiro discurso oficial após a vitória nas eleições deste domingo. Como primeira presidente eleita do Brasil, a petista exaltou as mulheres e se emocionou ao agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
— Conviver durante todos estes anos com ele me deu a exata dimensão de um governante justo e de um líder apaixonado por sua gente — disse a nova presidente, com a voz embargada.
Galeria: Militantes comemoram a vitória de Dilma Rousseff
Cercada por aliados políticos, Dilma chegou ao Hotel Naoum, em Brasília, às 21h55min. Após manifestações de militantes e cumprimentos de companheiros de partido, Dilma falou sobre os projetos de governo para os próximos quatro anos e afirmou que irá honrar as mulheres brasileiras:
— A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um principio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: sim, a mulher pode.
Erradicação da pobreza
Ao elencar os compromissos da gestão, Dilma afirmou que irá trabalhar para erradicar a pobreza e criar oportunidades para todos os brasileiros.
— Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à própria sorte — disse.
Responsabilidades
Durante o pronunciamento, Dilma falou sobre as responsabilidades em um mundo que enfrenta ainda os efeitos de uma crise financeira.
— Cuidaremos de nossa economia com toda responsabilidade. O povo brasileiro não aceita mais a inflação como solução irresponsável para eventuais desequilíbrios — disse.
Especial: Dilma Rousseff, uma mulher na Presidência
Dilma reafirmou o compromisso com a estabilidade da economia e das regras econômicas, dos contratos firmados e das conquistas estabelecidas. Prometeu também valorizar o microeempreendedor individual, para formalizar milhões de negócios individuais ou familiares.
Educação, saúde pública e segurança pública
A presidente eleita falou ainda sobre os compromissos firmados nas áreas da educação, saúde pública e segurança pública. Para realizar os objetivos, afirmou que irá nomear ministros e equipes de primeira qualidade.
— Todos os compromossos que assumi vou perseguir de forma dedicada e carinhosa
Dilma "estende a mão" a adversários
Quanto aos partidos de oposição e brasileiros que não estiveram com a candidata na eleição, Dilma garantiu que não haverá discriminação ou privilégios.
— A partir de minha posse serei presidenta de todos os brasileiros e brasileiras, respeitando as diferenças de opinião, de crença e de orientação política.
Agradecimentos
Com uma lista de agradecimentos, Dilma dedicou o primeiro deles ao povo brasileiro.
— Serei eternamente grata pela oportunidade de servir ao meu país, prometo devolver em dobro o carinho que recebi ao longo desta caminhada.
Galeria: a trajetória política de Dilma
Quando falou de Lula, Dilma foi interrompida pelos militantes por exaltações ao presidente petista. Com a voz embargada, ela se disse que um líder como ele nunca estará longe de seu povo.
— Baterei muito a sua porta e, tenho certeza, que a encontrarei sempre aberta.
Ao final do discurso, Dilma afirmou que passada a eleição, "agora é hora de trabalho, hora de união pelo desenvolvimento e país".
Confira os especiais:
Game: internauta é gestor de Estado virtual
Discursômetro: as palavras mais usadas na campanha
Teste sua memória: quem foram os presidentes do país?
Na comemoração, no Palácio da Alvorada, Lula parabenizou sua sucessora
Foto:
Ricardo Stuckert, Presidência do Brasil, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.