Eleições | 31/10/2010 21h35min
A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), tem um perfil mais técnico que político e deverá dar continuidade ao modelo de gestão implementado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é do cientista político e sociólogo Antônio Flávio Testa, da Universidade de Brasília (UnB).
— Ela é muito menos negociadora que o presidente Lula, mas é a grande gestora dos programas do atual governo. Ela deve dar continuidade a esse modelo de gestão, mas vai precisar melhorar sua capacidade de articulação, com uma equipe flexível para se relacionar com o Congresso Nacional — disse o professor.
Galeria: Militantes comemoram a vitória de Dilma Rousseff
Especial: Dilma Rousseff, uma mulher na Presidência
Segundo ele, o governo de Dilma será bem-sucedido se ela conseguir montar uma boa equipe e se relacionar com o Congresso de uma forma mais pragmática. Para isso, deverá contar com a ajuda do presidente Lula que, em um primeiro momento, poderá se afastar taticamente, mas depois vai acabar se engajando no futuro governo.
— É muito provável que ele seja uma grande liderança informal para negociar a governabilidade e deixar a Dilma tocar os seus projetos.
Galeria: a trajetória política de Dilma
O cientista político e doutor em sociologia Murillo de Aragão, da Arko Advice, também tem uma visão otimista do futuro governo.
— Em um primeiro momento, será um governo que começa sob as bênçãos políticas do governo Lula, mas tem tudo para ser um governo politicamente eficiente — prevê.
Para ele, apesar de ter um perfil mais técnico, Dilma representa um projeto político que será continuado.
>>> Acompanhe a apuração em tempo real
Confira os especiais:
Game: internauta é gestor de Estado virtual
Discursômetro: as palavras mais usadas na campanha
Teste sua memória: quem foram os presidentes do país?
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.