Notícias

Eleições  | 31/10/2010 19h41min

Presidente do TRE-SP diz que Justiça Eleitoral está "defasada"

Walter de Almeida Guilherme quer garantir que eleitos cumpram mandatos

O presidente do TRE-SP, desembargador Walter de Almeida Guilherme, afirmou neste domingo que as eleições de 2010 foram significativas para mostrar o quanto a Justiça Eleitoral está "defasada".

— É preciso modificar o processo eleitoral para dar a certeza de que aquele candidato que foi eleito vai cumprir o seu mandato e não perdê-lo no meio caminho por conta de uma decisão da Justiça que tardou um ou dois anos — declarou.

>>> Acompanhe a apuração de votos em tempo real

Os problemas expostos pelo presidente do TRE-SP se referem principalmente aos questionamentos sobre o registro dos candidatos que possuem "ficha suja". O desembargador elogiou a Lei da Ficha Limpa e a apontou como um grande avanço para os costumes eleitorais do país.

Outro exemplo de defasagem no código atual, segundo o desembargador, é o veto de prisões, exceto em flagrante, no período de cinco dias antes da votação até 48 horas após o pleito. Para ele, essa proibição é "anacrônica" e tinha justificativa no passado, a fim de evitar prisões que beneficiassem algum candidato.

Confira os especiais:
Game: internauta é gestor de Estado virtual 
Discursômetro: as palavras mais usadas na campanha
Teste sua memória: quem foram os presidentes do país?

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.