Eleições | 30/10/2010 00h30min
Primeira unidade da federação a concluir a apuração de votos no primeiro turno, o Distrito Federal (DF) escolhe seu governador neste domingo. Agnelo Queiroz (PT) e Weslian Roriz (PSC) levaram a disputa ao segundo turno após a candidata ser nomeada a substituta do marido, o ex-governador do DF, Joaquim Roriz.
A polêmica que envolveu a renúncia de Roriz ao pleito ocorreu frente ao impasse do Supremo Tribunal Federal (STF) em julgar o recurso que pedia a confirmação de seu registro e a validade da Lei da Ficha Limpa.
Leia mais:
> A disputa em Alagoas
> O segundo turno no Amapá
> Ex-governadores disputam segundo turno em Goiás
> Saiba mais sobre a disputa na Paraíba
> No Pará, candidatura tucana recebe apoio do PMDB
Depois de dois dias de discussões, o STF não chegou a uma conclusão, uma vez que havia empate entre os 10 ministros. No dia seguinte à suspensão do julgamento por tempo indeterminado, Roriz renunciou e anunciou que a mulher dele, Weslian, concorreria em seu lugar. Roriz foi enquadrado na lei por ter renunciado ao cargo de senador em 2007 para não ser cassado e recorreu ao STF para tentar reverter a decisão da Justiça Eleitoral.
À véspera do pleito, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) liberou o registro da candidatura de Weslian, que recebeu 31,50 % dos votos nas urnas. A decisão derrubou o parecer do Ministério Público, que era contrário à candidatura com base na Lei das Eleições, afirmando que o prazo para a substituição havia expirado em 20 de agosto.
Debates
Sem nunca ter ocupado um cargo público, Weslian participou de um debate, ainda no primeiro turno, com os outros candidatos ao governo do DF. A falta de experiência da candidata atrapalhou seu desempenho na TV. A participação da esposa de Roriz virou hit na internet e a coligação Esperança Renovada chegou a pedir ao TRE-DF a suspensão de vídeos no site YouTube, por considerá-los "ofensivos à honra" de Weslian.
> Conexão ZH: Vídeo com paródia de
Weslian Roriz é barrado pela Justiça
Pesquisas
Com 48,41 % dos votos no primeiro turno, Agnelo é apontado pelas pesquisas de intenção de voto como o favorito para vencer a disputa no domingo.
Em gráfico, veja como estão as disputas para o segundo turno no país:
Leia mais:
> Em Rondônia, PSDB e PT apoiam candidato peemedebista
> No Piauí, atual governador tenta reeleição contra ex-prefeito de Teresina
> Candidatos que disputam eleição em Roraima tiveram diferença apertada no primeiro turno
Agnelo Queiroz e Weslian Roriz estão entre os candidatos a governador que disputarão o segundo turno no país
Foto:
Montagem sobre fotos de divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.