Notícias

Eleições  | 28/10/2010 19h37min

Aprovação da Ficha Limpa atendeu a anseio por "medida moralizadora", afirma OAB/RS

Entidade divulgou nota sobre a decisão do Supremo

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, saudou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano. Segundo Lamachia, a decisão atendeu ao anseio da sociedade brasileira com uma “medida moralizadora” de impedir que candidatos “fichas sujas” assumam cargos públicos.

Para o presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante, "o sentimento da sociedade brasileira neste momento é de que a Justiça existe e não está a serviço dos poderosos".

Na noite desta quarta-feira, o Supremo, depois de um novo empate ao analisar recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA), decidiu adotar a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral de que a lei vale para estas eleições. Jader recorreu ao STF depois de ter tido sua candidatura impugnada, porque renunciou ao mandato de senador para fugir de processo de cassação.

Essa foi a segunda vez que o STF analisou casos de políticos na mesma situação. Na primeira ação, caso do então candidato ao governo do Distrito Federal (GDF), Joaquim Roriz (PSC), a votação terminou empatada em 5 a 5.

Roriz também renunciou ao mandato no Senado para fugir de processo no Conselho de Ética da Casa sob a acusação de envolvimento em esquema de corrupção. Diante do impasse — e do temor de ter a candidatura impugnada pela Ficha Limpa — Roriz renunciou à disputa e indicou sua mulher, Weslian Roriz, para concorrer ao GDF.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.