Eleições | 28/10/2010 03h14min
Na busca de um "salto de competitividade" para o Brasil, a candidata Dilma Rousseff (PT) pretende apresentar, se eleita, a reforma tributária ao Congresso como prioridade de seu governos. Ela quer propor uma desoneração tributária especialmente sobre a folha de pagamento, remédios e energia elétrica — no caso da redução de impostos sobre a conta de luz, disse que pretende contar com a colaboração dos Estados.
A afirmação foi feita durante entrevista coletiva concedida nesta quarta a representantes de 20 veículos do Grupo RBS. Com problema na voz, a assessoria da candidata queria que ela falasse apenas 20 minutos, mas a petista acabou respondendo a perguntas por 40 minutos. O candidato do PSDB, José Serra, concedeu entrevista a jornalistas do Grupo RBS, nos mesmos moldes, no dia 22, desde os estúdios da RBS TV, em Porto Alegre.
Ouça a entrevista transmitida pela Rádio Gaúcha
Assista à íntegra da entrevista transmitida pela TVCOM
Acompanhada do ex-ministro Antonio Palocci, do deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), do secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa e do presidente da Agência de Promoção de Exportações (Apex), Alessandro Teixeira, Dilma chegou vestindo calça black jeans e usando sapatilhas pretas.
A petista afirmou que pretende unificar a legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS):
— Dou prioridade para a reforma tributária. A primeira reforma tem de ser a tributária, que pode e vai permitir que o Brasil dê um salto de competitividade, vai permitir que o Brasil cresça mais. Defendo que se desonere investimento, que se diminua a carga tributária sobre a folha de salário e que se unifique o ICMS sobre o mesmo produto, impedindo a concorrência desleal de alguns Estados.
Outra reforma considerada "absolutamente essencial" por Dilma é a política, para reforçar os partidos, com financiamento público de campanha. Embora tenha afirmado que é preciso discutir questões como voto distrital, disse ter a intenção de "abrir a discussão de ambas com a sociedade". Bem humorada, a candidata comentou se sentir à vontade ao falar para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e lembrou ter iniciado sua carreira entre os gaúchos.
— E não tem gaúcho que não queira passar férias em Santa Catarina — brincou.
Mesmo apressada, a candidata fez questão de apertar a mão não só dos jornalistas, mas dos funcionários da produtora de vídeo de onde a entrevista foi transmitida e gravada, em Brasília. No dia 22, o candidato José Serra (PSDB) participou de uma entrevista semelhante a de Dilma. A coletiva ocorreu nos estúdios da RBS TV em Porto Alegre.
"Vou perseguir a melhoria do serviço de Saúde do país", disse Dilma em sabatina
Foto:
Robson Cesco/Especial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.