| 04/10/2010 01h23min
O PT foi o partido que mais ganhou cadeiras em relação a 2006 e também o que elegeu maior número de deputados para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na eleição 2010. O PT elegeu 14 deputados estaduais, quatro a mais do que em 2006.
>>Herdeiros são campeões de votos para a Assembleia
>>Veja o perfil de todos os eleitos no RS
Três partidos elegeram dois deputados a menos do que na última eleição para o Legislativo estadual: PP, PPS e DEM (que em 2006, ainda se chamava PFL).
O PMDB elegeu oito deputados para a Assembleia, um a menos que em 2006, mas se manteve como o segundo partido que mais elegeu deputados para a Casa, atrás do PT.
O PDT elegeu o mesmo número de deputados que em 2006 (sete), assim como PSDB, que conquistou cinco cadeiras em ambas as eleições, e o PC do B, que manteve a sua única cadeira na Casa com a reeleição de Raul Carrion.
O PTB ganhou uma cadeira em relação a 2006, quando elegeu cinco deputados. O PSB elegeu três deputados, um a mais do que na última eleição legislativa. O PRB, que não tinha representação na Casa, elegeu um deputado, Carlos Gomes. Gomes se reelegeu para a Assembleia. Em 2006, ele fazia parte do PPS quando se elegeu.
O comparativo com 2006 se refere ao quadro do dia da apuração deste ano.
O resultado da composição dos Legislativos poderá ser alterado caso alguma das candidaturas com recursos pendentes na Justiça Eleitoral tornem-se aptas. Entenda.
Confira gráficos que mostram o desempenho de candidatos e partidos no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.