| 01/10/2010 16h10min
Mariana Blessmann, 31 anos, de Porto Alegre, e Ariane Sena, 20 anos, de Passo Fundo, trabalharão pela primeira vez como mesárias nas eleições do próximo domingo. Na votação das 8h às 17h, os eleitores irão escolher presidente, governador, senadores, deputados estaduais e federais. As duas gaúchas estão na expectativa para colaborar com a cidadania trabalhando no processo eleitoral.
— Temos a chance de ajudar. Além de votar, estamos trabalhando — disse Mariana. —Tem gente que não gosta de atuar como mesário, mas eu acho que vai ser legal. Minha família sempre votou, eu também sigo isso, é uma cultura nossa — completou.
Foto: Adriana Franciosi.
Mariana é professora de Educação Física em Canoas. Em Porto Alegre, sua cidade, vota no Colégio João XXIII, onde estudou até a oitava série. A cada eleição ela aproveita para relembrar de momentos que viveu na antiga escola.
— O colégio mudou, está diferente, o legal é que dá para matar a saudade — destacou.
Em Passo Fundo, Ariane também está na expectativa. A estudante do oitavo semestre de Direito não é muito ligada em política, mas gostou da ideia de trabalhar como mesária no domigo.
— É um ato de cidadania e eu estou contribuindo. Estou curiosa para ver como vai ser a experiência, mas não acho que vá ser algo muito diferente do que eu já pude acompanhar de fora, nas votações — afirmou.
Foto: Arquivo pessoal.
Uma das vantagens de quem é mesário é ganhar dois dias de folga do trabalho. Porém, tanto Mariana como Ariane não dão importância a isso. A professora ainda não sabe se usará seus dias de direito, e a estudante ainda não trabalha, portanto, não tem procupação sobre o assunto.
As duas mesárias de primeira viagem trocaram algumas ideias com pessoas conhecidas sobre como é o trabalho no dia do pleito e estão com uma boa expectativa sobre o que encontrarão pela frente.
— Tenho uma vizinha que é mesária, um primo também. Não entrei muito em detalhes mas, pelo que já conversei, vai ser legal participar — disse Mariana.
— Uma amiga minha organiza os mesários no dia da eleição, já conversei com ela sobre isso. Vai ser surpresa para mim, ainda não tenho uma ideia concreta de como será — completou Ariane, que quer seguir carreira pública quando encerrar a faculdade de Direito.
ZEROHORA.COMGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.