Notícias

Propaganda eleitoral  | 28/09/2010 11h41min

TRE recolhe quase 300 cavaletes de propaganda eleitoral irregular em Florianópolis

Material estava exposto das 22h às 6h, em horário proibido pela Justiça Eleitoral

Quase 300 cavaletes foram retirados das ruas de Florianópolis nesta madrugada por quatro fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A propaganda política foi considerada irregular porque estava exposta entre às 22h e 6h, horário proibido pela Justiça Eleitoral.

A ronda noturna foi coordenada pelo chefe de cartório da 12º zona eleitoral, Ayrton Mendonça Teixeira. Ele constata que a propaganda irregular aumentou na última semana. Até a quinta-feira haviam sido retirados quatro cavaletes. Nas noites de sexta e sábado, 80 foram apreendidos. Nesta madrugada, o número pulou para a casa dos 300.

Os candidatos que tiveram as propagandas recolhidas não tiveram os nomes divulgados. Teixeira afirma que a maior incidência de irregularidades ocorreu entre os concorrentes a governador e deputado. Um candidato chegou a ter 40 cavaletes apreendidos.

Os fiscais percorreram avenidas e ruas da região central de Florianópolis (Beira-Mar Norte, Mauro Ramos, bairros Agrônomica e Córrego Grande) e do Sul da Ilha. A ronda deve ocorrer no Norte e demais regiões nas próximas noites.

O material apreendido ficará retido até o término dos processos de regularidade e irregularidade da propaganda política e depois das eleições deve ser devolvido.

Portaria

Em portaria publicada na segunda-feira no Diário de Justiça Eleitoral, a juíza da 12ª zona eleitoral, Maria Terezinha Mendonça de Oliveira, autorizou as autoridades de trânsito (Guarda Municipal e Polícia Militar) a remover cavaletes, bonecos, cartazes, banners e bandeiras instalados em acostamentos, canteiros e passeios públicos de rodovias de Florianópolis.

A portaria ainda autoriza a remoção do material abandonado entre às 22h e 6h. A juíza eleitoral determinou que os cavaletes e bonecos expostos nas calçadas das vias rápidas de Florianópolis, como Beira-Mar Norte, Beira-Mar Sul e marginai, estejam acompanhados de um militante a cada 100 metros.

O material será retirado se continuar exposto entre 22h e 6h, por não caracterizar propaganda móvel.

Confira o vídeo

 

DIÁRIO.COM.BR
Hermínio Nunes / 

Ronda noturna deve ocorrer nas outras regiões de Florianópolis
Foto:  Hermínio Nunes


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

27/09/2010 23h14min
TRE recolhe propaganda eleitoral irregular em Florianópolis
27/09/2010 21h44min
Justiça eleitoral determina retirada de propaganda política das ruas de Florianópolis
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.