Propaganda eleitoral | 28/09/2010 11h41min
Quase 300 cavaletes foram retirados das ruas de Florianópolis nesta madrugada por quatro fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A propaganda política foi considerada irregular porque estava exposta entre às 22h e 6h, horário proibido pela Justiça Eleitoral.
A ronda noturna foi coordenada pelo chefe de cartório da 12º zona eleitoral, Ayrton Mendonça Teixeira. Ele constata que a propaganda irregular aumentou na última semana. Até a quinta-feira haviam sido retirados quatro cavaletes. Nas noites de sexta e sábado, 80 foram apreendidos. Nesta madrugada, o número pulou para a casa dos 300.
Os candidatos que tiveram as propagandas recolhidas não tiveram os nomes divulgados. Teixeira afirma que a maior incidência de irregularidades ocorreu entre os concorrentes a governador e deputado. Um candidato chegou a ter 40 cavaletes apreendidos.
Os fiscais percorreram avenidas e ruas da região central de Florianópolis (Beira-Mar Norte, Mauro Ramos, bairros Agrônomica e Córrego Grande) e do Sul da Ilha. A ronda deve ocorrer no Norte e demais regiões nas próximas noites.
O material apreendido ficará retido até o término dos processos de regularidade e irregularidade da propaganda política e depois das eleições deve ser devolvido.
Portaria
Em portaria publicada na segunda-feira no Diário de Justiça Eleitoral, a juíza da 12ª zona eleitoral, Maria Terezinha Mendonça de Oliveira, autorizou as autoridades de trânsito (Guarda Municipal e Polícia Militar) a remover cavaletes, bonecos, cartazes, banners e bandeiras instalados em acostamentos, canteiros e passeios públicos de rodovias de Florianópolis.
A portaria ainda autoriza a remoção do material abandonado entre às 22h e 6h. A juíza eleitoral determinou que os cavaletes e bonecos expostos nas calçadas das vias rápidas de Florianópolis, como Beira-Mar Norte, Beira-Mar Sul e marginai, estejam acompanhados de um militante a cada 100 metros.
O material será retirado se continuar exposto entre 22h e 6h, por não caracterizar propaganda móvel.
DIÁRIO.COM.BR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.