Notícias

Eleições  | 08/09/2010 12h17min

Roriz recorre ao STF contra veto a sua candidatura ao governo do Distrito Federal

TSE negou o registro de candidatura com base na aplicação da Lei da Ficha Limpa

O candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que negou o registro de sua candidatura com base na aplicação da Lei da Ficha Limpa. O registro da candidatura de Roriz foi negado, primeiramente, pelo Tribunal Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). O candidato entrou com recurso no TSE, que manteve a decisão anterior.

Esta é a primeira vez que um recurso de candidato barrado pela Lei da Ficha Limpa chega ao STF. A defesa do candidato tem como base o artigo 16 da Constituição, que regula que uma lei que altere o processo eleitoral só poderá ser aplicada em eleição que ocorra após um ano do início de sua vigência. O recurso foi registrado na última segunda-feira e ainda não foi julgado pelos ministros do Supremo.

No início de agosto, o TRE do Distrito Federal se recusou a registrar a candidatura de Roriz ao governo. No final do mesmo mês, o caso chegou ao TSE, que manteve a decisão anterior, não autorizando o registro da candidatura de Roriz. Agora, a defesa do candidato dará sua cartada final, ao entrar com recurso no STF, que é a última instância.

Enquanto o caso ainda tramita, Roriz tem o direito de manter o seu nome na urna eletrônica e fazer campanha normalmente.

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.