Notícias

Política  | 18/08/2010 15h48min

Candidatos ao governo de Santa Catarina se apresentam no primeiro programa eleitoral

Horário político foi ao ar às 13h nesta quarta-feira

Natália Viana  |  natalia.viana@diario.com.br

No primeiro programa eleitoral ao governo do Estado, Angela Amin (PP) e Raimundo Colombo (DEM) optaram por se apresentar ao eleitor. Já Ideli Salvatti (PT) usou como cartão de visitas as realizações do governo Lula para Santa Catarina. Marina Silva (PV) foi a única entre os presidenciáveis que apareceu no programa de estreia pedindo votos para o candidato ao governo estadual, Rogério Novaes.

Angela Amin

O programa começou às 13h, com Angela Amin. Mostrando imagens e paisagens do Estado, a candidata destacou características do povo catarinense, como a coragem e o espírito trabalhador. Afirmou estar comprometida com Santa Catarina há mais de 30 anos.

Angela contou ter nascido em Indaial, mudado para a Capital e que agora quer ser "a Angela de todos, a Angela de Santa Catarina". Em seguida, um locutor anunciou que a partir desta quarta-feira os eleitores saberão mais sobre Angela Amin.

Valmir Martins

Valmir Martins (PSOL) lembrou das tragédias ambientais dos últimos tempos, como a enxurrada que destruiu parte do Vale do Itajaí em 2008. Destacou que recentemente a Assembleia Legislativa aprovou e o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) assinou o Código Ambiental Catarinense. Martins classificou o código como "criminoso" e perguntou ao eleitor se ele concorda com isso.

Raimundo Colombo

O programa de Raimundo Colombo (DEM) usou do tom sentimental para apresentar o candidato. Com imagens do Estado ao fundo, Colombo falou sobre o mote da campanha "as pessoas em primeiro lugar", destacando que por mais que "as coisas estejam melhores, dá para melhorar mais".

Na sequência, o candidato apareceu na casa onde viveu em Lages e onde seus pais ainda moram. Junto com os pais, mostrou fotos e lembrou da origem humilde da família. Ainda em Lages, um apresentador mostrou a trajetória política de Colombo, destacando projetos realizados por ele quando prefeito.

Gilmar Salgado

Gilmar Salgado (PSTU) começou o programa dizendo que o DEM e PP representam as candidaturas dos ricos e que o PT tem como vice um empresário. Segundo o candidato, todos são representantes dos "ricos e poderosos", sendo que o PSTU seria o único ao lado dos trabalhadores. Salgado propõe uma sociedade "sem exploração e sem fome".

Carmelito Smieguel

O horário do PMN começou com Lucas Albano, do diretório nacional do partido, apresentando o candidato ao governo Carmelito Smieguel. Ele afirma que quer ser governador porque desde 1996 luta pelo orçamento regionalizado, que trará mais recursos aos municípios.

Ideli Salvatti

Com uma vinheta que lembra o programa Mais Você, da Rede Globo, o horário de Ideli Salvatti (PT) começou com um papagaio, o Louro Zezé, fazendo várias promessas. Ele foi interrompido por Ideli e disse que estava imitando alguns candidatos.

A petista então diz que durante a campanha "muitos dos que nunca fizeram nada pelo povo aparecem na TV". Ela então afirma que irá mostrar quem de verdade mudou a vida das pessoas.

Seguem então imagens de jornais de 2002, mostrando que a economia estava parada, faltavam empregos, os pobres não tinham financiamento habitacional e havia apenas uma universidade pública em Santa Catarina.

Depois, as imagens atuais mostram números de investimentos do governo Lula, como geração de 700 mil empregos, Programa Minha Casa Minha Vida, Luz Para Todos, UPas, Samu e duplicação da BR 101.

Rogério Novaes

O último programa foi do PV. O candidato Rogério Novaes contou que nasceu em Joinville, é casado e tem três filhas. Defendeu políticas de desenvolvimento sustentável e propôs a criação de três centros intermodais (Sul, Norte e Oeste), que seriam as bases para políticas sustentáveis. Por fim, a presidenciável Marina Silva surgiu em um depoimento gravado pedindo voto para o partido.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.