| 29/05/2003 23h45min
O Grêmio está fora da Libertadores da América no ano do centenário do clube. A equipe gaúcha foi eliminada na noite desta quinta, dia 29, ao perder para o Independiente Medellín por 2 a 1. O placar foi aberto no primeiro tempo, por Serna. Em seguida, Anderson Lima deixou tudo igual no marcador. Mas aos 45 minutos do segundo tempo, após uma cobrança de escanteio, Vásquez concluiu colocado e decreta a eliminação do Grêmio, que buscava o tricampeonato da competição. O Independiente vai enfrentar o Santos nas semifinais da Libertadores.
A postura do Grêmio na partida foi outra. Desde o primeiro tempo foi um time bem mais perigoso que aquele da primeira partida, no Olímpico. Logo no início, o tricolor assustou com Christian, que aproveitou uma bobeira da defesa para chutar da entrada da área. Gonzalez fez a defesa com segurança.
O primeiro gol do jogo saiu de um lance despretensioso do Independiente. Aos 28 minutos, o Independiente alçou uma bola da meia-esquerda. Danrlei espalmou mal, para trás, e acertou a trave. Na sobra de bola Serna só teve o trabalho de empurrar para as redes do Grêmio. Os 52 mil torcedores do Independiente, presentes no Estádio Atanásio Girardot, foram ao delírio. Mas não puderam comemorar por muito tempo.
O Grêmio puxava contra-ataques, arriscava chutes de fora da área. E em uma jogada individual, Rodrigo Fabri foi derrubado na intermediária. Anderson Lima foi para a cobrança de falta e bateu com perfeição, empatando o jogo dois minutos depois. A igualdade no placar levaria a decisão para os pênaltis, já que a primeira partida terminou com o placar de 2 a 2.
O segundo tempo teve mais velocidade de ambas as partes, afinal só a vitória interessava. Entretanto, o Grêmio perdeu chances demais nos últimos 45 minutos. Gilberto tentou de cabeça, Tinga pegando rebote, Christian de fora da área e Carlos Miguel, que entrou no lugar de Fabri, arriscou por cobertura e carimbou o travessão do goleiro colombiano. E o castigo veio no último minuto de jogo, justamente quando imaginava-se que a vaga seria decidida nas penalidades.
Após uma cobrança de escanteio, a bola desviou em Anderson Lima e sobrou para Vásquez. O atacante do Independiente ficou na marca do pênalti e bateu no meio do gol, sem chances para Danrlei. O Grêmio deu adeus ao sonho do tricampeonato da Libertadores e aos prêmios em dinheiro por cada fase avançada.
Resta, no ano em que o clube comemora o centenário, o Brasileirão. No Gauchão, o Grêmio fez uma campanha desastrosa, sendo eliminado como lanterna do grupo. Mas neste domingo, o time enfrenta o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro.
• A galeria de fotos
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.