Eleições | 05/08/2010 12h58min
Quatro candidatos ao governo de Santa Catarina ficaram cara a cara para mais um debate. O encontro entre Angela Amin (PP), Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM) e Rogério Novaes (PV) aconteceu na manhã desta quinta-feira, em Florianópolis, e foi promovido pela seção catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O debate teve mediação do jornalista do Grupo RBS, Moacir Pereira. Durante um hora, os convidados falaram sobre temas como segurança pública, saúde e precatórios. Os quatro candidatos também comprometeram-se a manter a defensoria dativa em Santa Catarina.
Em geral, o evento foi tranquilo. O único momento mais tenso foi quando Ideli questionou Colombo sobre as denúncias de tortura em presídios catarinenses. O demista respondeu que o caso deve ser investigado. Por fim, Ideli se disse surpresa com um comentário feito pelo adversário durante debate na Rádio Rural, em Concórdia, em 1º de agosto.
Ela relembrou que, na ocasião, Colombo teria dito que que bandido é bandido, e não tem que ser tratado com muitos direitos humanos”. Colombo afirmou que a declaração foi tirada do contexto e pediu direito de resposta. A coordenação do debate não concedeu, pois entendeu que não houve ofensa pessoal.
Angela disse que a melhoria da segurança pública deve acontecer com a valorização dos profissionais da área.
Durante o debate, Novaes se ateve a salientar que, se eleito, apostará no aperfeiçoamento da gestão administrativa do governo e disse que usará sua experiência empresarial para ter sucesso.
Segunda parte do debate
A segunda parte do debate deveria acontecer à tarde, com Amadeu Hercílio da Luz (PCB), Carmelito Smieguel (PMN), Gilmar Salgado (PSTU) e Valmir Martins (PSOL). Porém, o evento foi suspenso, já que apenas Carmelito Smieguel esteve presente. Sem o debate, o candidato apenas concedeu uma entrevista.
Os demais partidos não participaram do encontro porque não concordam com a divisão em dois blocos de candidatos. Segundo Martins, PSOL, PSTU e PCB não aceitam a separação dos candidatos de direita dos de esquerda. Já Gilmar afirma que o PSTU enviou uma carta à OAB questionando a fórmula do debate.
O presidente da OAB, Paulo Roberto Borba, diz que os critérios da divisão não foram políticos e levaram em conta as bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados. Os partidos com maior número de deputados foram agrupados na parte da manhã.
Segundo ele, na reunião em que as regras para o debate foram apresentadas, apenas representantes de Angela, Ideli e Colombo compareceram.
Repórter Natália Viana comenta o debate dos candidatos ao governo de SC, assista:
espero que o candidato eleito cumpra mesmo com a divida que tem com os credores, pois perdi uma visao a 16 anos dentro de escola estadual de SC e até hoje nao recebi meu precatorio
Adversários apresentaram suas propostas durante o debate, que foi mediado pelo jornalista Moacir Pereira (ao centro)
Foto:
Hermínio Nunes
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.