Eleições | 02/08/2010 14h38min
Duas urnas eletrônicas serão instaladas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Presídio Regional de Blumenau no dia 3 de outubro. Seis servidores vão ser indicados para trabalhar como mesários no local: três do presídio, dois da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e um do Ministério Público.
O dia das eleições na unidade contará ainda com o auxílio dos funcionários da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Para votar, todos os 25 presos provisórios terão que apresentar o título eleitoral e um documento com foto. A logística é inédita, já que Blumenau é a única cidade do Estado onde detentos irão votar. A decisão foi tomada pelo TRE que segue a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por enquanto, não há uma definição sobre de que forma estes detentos terão acesso às informações do horário eleitoral para conhecer os candidatos. O chefe de cartório da 89ª Zona Eleitoral, Fábio Pozza diz que, até o dia 15, haverá uma reunião entre o juiz eleitoral, o diretor do presídio e o juiz corregedor da unidade. Na ocasião, deverá ser definido qual o meio de comunicação a ser usado.
A visita de candidatos dentro de presídios é proibida, conforme o artigo 11 da Resolução do TSE nº 23.191/ 2010, que veta a propaganda eleitoral em bens públicos.
TRE
A decisão de instalar uma seção eleitoral especial partiu do Pleno do TRE. De todas as cidades do Estado, apenas Blumenau é a que tem o número suficiente de eleitores inscritos. A recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que as seções eleitorais só sejam instaladas nos estabelecimentos penais e nas unidades de internação que tiverem, no mínimo, 20 eleitores aptos a votar.
Um cadastramento dos presos foi feito, no início do ano, por funcionários da 89ª Zona Eleitoral no presídio de Blumenau. Além de estar na condição de provisório, o detento precisa ter documentos e o título eleitoral. No caso de ser de outra seção, foi pedida a transferência provisória.
O direito ao voto a presos provisórios (aqueles que, apesar de recolhidos a estabelecimentos de privação de liberdade, não possuem condenação criminal transitada em julgado) foi aprovado em resolução editada em março do ano passado pelo TSE.
Que piada até os presos tem que votar? Nossa só no Brasil mesmo né? Ate voto sujo tem que ter para esses politicos..
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.