Notícias

Propaganda eleitoral  | 01/08/2010 22h32min

Quatro nomes ao governo de Santa Catarina participam de debate em Concórdia

Discussão teve momentos para temas locais e para questões nacionais

UPIARA BOSCHI  |  upiara.boschi@diario.com.br

Os principais nomes da disputa pelo governo do Estado voltaram a se encontrar na manhã de domingo, em Concórdia, em debate promovido pela Rádio Rural. Angela Amin (PP), Ideli Salvatti (PT) e Raimundo Colombo (DEM) estiveram presentes no encontro, retransmitido para outras 30 rádios da região Oeste. Dos partidos menores, apenas Valmir Martins (PSOL) compareceu.

Os candidatos procuraram concentrar o debate nas questões da região Oeste. Diferentemente de encontros anteriores, Raimundo Colombo usou números do governo Luiz Henrique da Silveira (PMDB) para defender a atual gestão das críticas dos adversários. Não poupou citações a obras e indicadores sociais e buscou o embate com Angela Amin em perguntas sobre educação e política tributária.

Sobre educação, Colombo enumerou dados da gestão LHS, como o aumento do número de crianças na escola, o menor índice de analfabetismo e o maior percentual de alunos nas universidades em comparação com o resto do país. Lembrou também a distribuição de uniformes.

Angela Amin respondeu que os esforços foram para universalizar o ensino e que é necessário qualificar os profissionais. Prometeu garantir ensino superior a todos os professores e a implantar o piso federal, hoje questionado na Justiça pelo governo Estadual. Além disso, afirmou que a produção dos uniformes e a compra da merenda precisa ser descentralizada.

Críticas ao governo

Ideli Salvatti (PT) focou sua participação na defesa das ações do governo federal no Estado e disse que teria o presidente Lula como modelo de administração se for eleita. Buscou tabelinha com Angela para criticar o governo estadual por não realizar as obras escolhidas pelo Orçamento Regionalizado, da Assembleia Legislativo. Ideli se comprometeu a fazer todas as obras previstas para o ano que vem, enquanto Angela disse que o orçamento precisa ser mais próximo do real, para não iludir as regiões.

O debate nacionalizou nos momentos em que Colombo e Ideli se contrapuseram. Colombo provocou Ideli sobre a obra do Trevão do Irani, que chamou de dívida do governo federal com a região Oeste.

A senadora disse que lutou por investimentos. lembrando a conclusão da BR-282, e que a obra será prioridade se eleita. O candidato do DEM brincou ao dizer que espera maior sorte nas obras federais com a eleição de José Serra (PSDB) presidente. Ideli respondeu que os investimentos estão acontecendo e que não é necessária mudança de rumo, em referência à candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT).

Questionamentos

O candidato Valmir Martins (PSOL) buscou o contraponto em relação às três adversários. Questionou a mudança do discurso de Colombo — de crítico a defensor das 36 secretárias regionais criadas no governo LHS. Afirmou para Ideli que o programa federal Minha Casa, Minha Vida excluiu as camadas mais pobres da população e defendeu reforma agrária ao debater soluções para o agricultura com Angela.

Comentários

Rosangela Barreiros  - 

Denuncie este comentário02/08/2010 17:43

Nós do PSTU,não comparecemos pq não fomos convidados.Se fossemos teriamos comparecido.E com certeza o debate teria sido mais interessante e esclarecedor p. trabalhadores.

Mafalda Press / Divulgação / 

Angela, Colombo, Ideli e Valmir apresentaram suas propostas em encontro na Rádio Rural
Foto:  Mafalda Press / Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

26/07/2010 12h
Raimundo Colombo e Amadeu da Luz não comparecem a debate em Jaraguá do Sul
09/07/2010 12h04min
Candidatos ao governo de Santa Catarina evitam confrontos em debate na CBN/Diário
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.