Eleições | 31/07/2010 16h10min
A campanha eleitoral é tímida nas ruas, e o horário eleitoral ainda nem apareceu para adiar as telenovelas, mas os candidatos ao governo catarinense não perderam tempo. O Promessômetro, criado pelo Diário Catarinense para reunir tudo que os políticos que sonham com a cadeira de governador do Estado andam prometendo por aí, já registra 198 compromissos dos oito candidatos da disputa.
Acesse o site especial Eleições 2010
Na líderança desse curioso ranking, estão empatados Ideli Salvatti (PT), da coligação A Favor de Santa Catarina (PT/PR/PSB/PRB/PHS/PRTB/PCdoB/PSDC), e Rogério Novaes (PV), que têm 45 promessas cada.
Logo atrás, está Angela Amin (PP), da coligação Aliança com Santa Catarina (PP/PDT/PTdoB), que já fez 40 promessas. Raimundo Colombo (DEM), da coligação As Pessoas em Primeiro Lugar (DEM/PMDB/PSDB/PPS/PTB/PSL/PSC/PTC/PRP), apresentou 33 promessas. Gilmar Salgado (PSTU), Valmir Martins (PSOL), Carmelito Smieguel (PMN) e Amadeu Hercílio da Luz (PCB) completam a lista, somando juntos 35 promessas.
O Promessômetro usou como base as entrevistas concedidas pelos candidatos ao Diário Catarinense, a participação no debate promovido pela rádio CBN Diário e os planos de governo registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a campanha ainda no começo, é justamente dos planos de governo — alguns incompletos — que foram retiradas a maioria das promessas.
A partir deste domingo, a ferramenta será atualizada diariamente a cada nova promessa feita pelos candidatos — em entrevistas, materiais de campanha, páginas oficiais das candidaturas na internet ou nos programas de rádio e televisão do horário eleitoral obrigatório.
Entre as promessas feitas até agora, destacam-se as áreas de Meio Ambiente e Gestão Pública. Impulsionada pelas 13 promessas do candidato verde Rogério Novaes, a área de Meio Ambiente teve 34 citações.
O futuro da descentralização administrativa e a criação de novas estruturas fez a Gestão Pública receber 32 promessas — nove de Raimundo Colombo, nove de Ideli Salvatti.
Metade das 40 promessas de Angela Amin foram repartidas igualmente entre as áreas de Economia e Infraestrututura.
Apesar de ser apontada em pesquisas recentes como principal preocupação dos catarinenses, a Saúde recebeu apenas 16 promessas — menos de 10% do total.
Clique e confira os dados no Promessômetro:
É para recortar, guardar e cobrar depois |
- As promessas dos candidatos ao governo do Estado estão sendo monitoradas.O levantamento começou no dia 6 de julho, com o início oficial da campanha, e termina na véspera da votação, em outubro. Vale para primeiro e segundo turno. |
- Todas as promessas feitas pelos candidatos em entrevistas, debates, programas de governo, material de campanha, programas de rádio e TV vão para o Promessômetro, que fica no site Eleições 2010. |
- Na página da internet, o eleitor vai encontrar um ranking com tudo que for prometido. |
- Ao longo da campanha, as promessas serão publicadas no Diário Catarinense e passarão por testes de realidade: reportagens que mostrarão a viabilidade do que está sendo proposto pelos candidatos durante a campanha. |
- A lista completa será publicada pelo Diário Catarinense no final da campanha. |
Para mim a unica que tem condições de cumprir promessas de campanha é a candidata do PT,Idelir,por que tem o apoio do governo federal.Os cofres do estado estão já todos compremetidos com despesas e folha.As promessas de outros candidatas vão gerar como sempre tirar de um prá dar outro.Santa Catarina tem que votar pensando politicamente e não em quem só vai atrasar o estado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.