Notícias

Eleições  | 18/07/2010 22h54min

PT pode processar Indio da Costa por declarações contra Dilma

Candidato a vice de Serra disse que partido é ligado às FARC

A cúpula do PT reúne-se amanhã para avaliar a possibilidade de processar o candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), Indio da Costa (DEM). Em entrevista concedida ao portal que integra a campanha tucana, ele ligou o PT às Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia (Farc), ao narcotráfico e chamou a candidata do PT, Dilma Rousseff, de ateia e "esfinge do pau oco".

— Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso — afirmou.

Depois, respondendo a uma provocação feita por Dilma em comício no Rio de Janeiro de que seu vice, Michel Temer (PMDB), não foi improvisado, chamou a candidata petista de ateia e "esfinge do pau oco". Pela internet, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, reagiu às declarações de Indio da Costa.

— Esse Indio desqualificado quer ser processado. O problema é que ele não vale o custo do papel necessário para a petição — afirmou Dutra.

No final da tarde de hoje, o presidente do PT informou que vai se reunir com o secretário geral do partido, José Eduardo Cardozo, para discutir o assunto. E adotou a ironia para tratar do caso:

— Amanhã, eu e o Cardozo vamos discutir a questão do Indio. Adianto, que não concordo em chamar o General Custer.

O secretário nacional de Comunicação do PT, deputado André Vargas (RS), também ironizou:

— O Indio do Serra deveria continuar mostrando como conhece a política nacional. É o vice dos nossos sonhos. Tá ajudando muito mesmo.

Mesmo aliados da campanha do PSDB admitem que Índio da Costa errou nos ataques feitos ao PT e à Dilma. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, preferiu se esquivar do assunto. Disse que preferia se manifestar depois de conversar com o vice de Serra.

— Já ouvi falar muitas vezes de ligação do PT com as Farc, mas não tenho elementos para dizer que há ligações do partido com as Farc — afirmou.

Apesar disso, o líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC), saiu em defesa do companheiro de partido.

— O vice Indio falou o que todos já sabem. O PT tem ligações umbilicais com as Farc, que, por sua vez, vive do narcotráfico. O que falta é a Justiça agir — postou o deputado no seu twitter.

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.