Notícias

Eleições  | 09/07/2010 23h55min

Condenações podem tornar inelegíveis 10 candidatos catarinenses

Casos serão analisados pelo TRE-SC

Upiara Boschi  |  upiara.boschi@diario.com.br

Pelo menos 10 candidatos catarinenses correm o risco de ficar fora da eleição por condenações no Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nos últimos oito anos. A inelegibilidade é prevista na lei do Ficha Limpa, em vigor desde o início de junho. Os candidatos estão nas listas enviadas pelas instituições à Justiça Eleitoral.

Os dois tribunais são órgãos colegiados, o que faz com que a condenação possa tornar o político inelegível. A presença na lista não significa que o candidato esteja automaticamente fora das eleições. Pelo Ficha Limpa, é preciso comprovar que o político teve intenção de cometer a irregularidade em relação à gestão do dinheiro público. Cada caso será analisado separadamente pelo TRE-SC.

Na lista do TCU aparece Rogério Novaes, que pretende disputar o governo do Estado pelo PV. As irregularidades seriam referentes ao período em que ele presidiu o Crea-SC.

Oito candidatos já registrados integram a lista do TCE. Entre eles, estão os ex-prefeitos de Tubarão, Carlos José Stüpp (PSDB), e de Brusque, Ciro Roza (DEM). Ambos pretendem disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Deputado estadual e ex-prefeito de Rio do Sul, Jailson Lima (PT) também está na lista e deve ser candidato à reeleição. A candidatura do petista não foi registrada até ontem.

TCU
Rogério Novaes (PV) - governador

TCE
Adi Xavier de Castro (PSB) - deputado estadual
Aldo Schneider (PMDB) - deputado estadual
Carlos José Stüpp (PSDB) - deputado estadual
Ciro Marcial Roza (DEM) - deputado estadual
Jailson Lima da Silva (PT) - deputado estadual*
Giovanni Zappellini (PP) - deputado federal
Evaldo João Junckes (PT) - deputado estadual
Giliard Reis (PMDB) - deputado estadual
Irineu Pasold (PSDB) - deputado estadual
*não registrado até sexta-feira, deve tentar candidatura à reeleição

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.