Eleições | 26/06/2010 16h04min
Apesar das vaias provocadas por discursos a favor da tríplice aliança, a coligação com o DEM foi aprovada em convenção estadual do PMDB neste sábado. A proposta obteve 288 dos 425 votos, enquanto o deputado Edison Andrino ficou com 129 votos e nulos somaram 8.
Eduardo Pinho Moreira, como candidato a vice, acumulou 319 votos. Os outros 106 foram brancos e nulos. O ex-governador Luiz Henrique da Silveira superou Paulo Afonso Vieira na vaga para o Senado. Durante a convenção, 249 pessoas preferiram Luiz Henrique contra 171 que optaram por Paulo Afonso. Foram cinco votos brancos e nulos.
Opiniões
Após a decisão, Luiz Henrique comemorou:
— Os companheiros tiveram maturidade de entender que é fundamental a continuidade da polialiança.
Pinho Moreira também ficou satisfeito com o resultado e garantiu que a divisão dentro do partido será restabelecida em breve.
— Essa divisão é momentânea, já tivemos outras disputas internas, mas vamos lutar pela vitória — salientou.
Paulo Afonso apenas afirmou que o partido escolheu o seu caminho e que, agora, seguirá o seu apoio à campanha da candidata Dilma Rousseff (PT) à presidência.
Já Edison Andrino disse, sobre a sua votação, que o resultado demonstra que uma parcela importante do partido não concorda com a forma em que o processo foi conduzido.
Logo após a decisão, Raimundo Colombo compareceu no local da convenção para cumprimentar o partido. Ele fez um breve discurso homenageando Luiz Henrique, Eduardo Moreira e os líderes do PMDB. Também prometeu honrar o acordo com o partido.
– Estou muito feliz. Tenho certeza que o processo foi difícil, mas, no decorrer da campanha, a militância vai se unir e aderir à coligação – disse Colombo.
Confira o comentário político de Moacir Pereira e de Roberto Azevedo
O blog Diários de Brasília comenta a ameaça de intervenção do PMDB nacional
Uma vergonha para o maior partido do pais, so ficar de vice em tudo, mas isso se o povo for inteligente vai dar a resposta nas urnas pra esses canalhas, que só pensam em beneficio proprio e esqucem deste tão maravilhoso partido, que não tem culpa de tê-los como filiados.
A gana pelo poder chega as últimas consequências, os atuais dirigentes do PMDB deveriam ter a dignidade e renunciarem a vida pulbica, enoja a postura de pessoas que querem se perpetuar no poder, devemos dar uma basta a estas pessoas na próxima eleição, vamos manda-los para casa
Luiz Henrique (a partir da esq.), Pinho Moreira e Raimundo Colombo comemoraram o resultado da convenção
Foto:
Daniel Conzi
/
rbs
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.