Notícias

 | 23/06/2010 12h48min

Inglaterra sofre, mas vence e garante classificação às oitavas

O atacante Defoe marcou o gol que salvou o English Team

Paulo Ludwig  |  paulo.ludwig@zerohora.com.br

Aos trancos e barrancos, a Inglaterra fez valer a sua camisa e arrancou a classificação para as oitavas da Copa do Mundo com uma vitória de 1 a 0 sobre a Eslovênia, nesta quarta-feira, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth. O atacante Defoe marcou o gol que salvou o English Team.

Os números da Inglaterra falam por si. Foram apenas dois gols marcados e um sofrido durante as três partidas da primeira fase. No último compromisso, mais drama. Melhor durante todo o jogo, o time da rainha só conseguiu ser efetivo uma vez e acabou vivendo momentos de pura tensão no final da partida. Os Estados Unidos, que venceram a Argélia no final do jogo, também avançaram.

O JOGO

A Inglaterra começou a decisão como atuou nas duas partidas anteriores. Sem soluções ofensivas, o time do técnico Fábio Capello não conseguia sair jogando e perdia o meio campo para a Eslovênia, que dominou os primeiros 10 minuto. Aos poucos, os campeões de 1966 começaram a adiantar as suas duas linhas de quatro e equilibraram as ações.

Pressão e gol

Vestidos de vermelho, como estavam na única conquista de Mundial, os ingleses passaram a pressionar a partir dos 20 minutos. E logo o gol saiu. Aos 23, Milner cruzou bem na área e Defoe, que substituiu Heskey no jogo, dividiu com o zagueiro e tocou para o gol. Alívio inglês.

Depois do gol, os comandados de Capello se soltaram e passaram a comandar totalmente as ações. Aos 31 minutos, um bombardeio na área da Eslovênia. Defoe bateu firme e o goleiro Handanovic, de grande atuação, espalmou. Rooney ficou com o rebote e deu passe açucarado para Gerrard. O meia do Liverpool bateu colocado, mas o arqueiro de novo defendeu. A bola ainda escapou, mas o esloveno pegou o frango pelo rabo.

Os ingleses voltaram do vestiário dispostos a matar o jogo. Aos 30 segundos, Rooney cobrou escanteio, a zaga afastou e a bola se ofereceu para Lampard. O meia do Chelsea serviu Defoe, que sozinho mandou para fora. A pressão aumentou e o desespero de Rooney também. O atacante recebeu completamente livre e, de esquerda, mandou na trave.

Quase que sai o crime

A dificuldade de aumentar no placar resultou em um aumento na tensão dos ingleses. Claramente, os atletas temiam comprar o dito popular: quem não faz, leva. A Eslovênia até ameaçou, mas na base da vontade.

A pressão quase deu resultado aos 23 minutos da segunda etapa. Os eslovenos tentaram duas vezes, mas Terry e Johnson tiraram quase em cima da linha. Birsa pegou um novo rebote e mandou para fora a chance da Eslovênia de passara para as oitavas de uma Copa pela primeira vez.

Assustados com a chance desperdiçada pela Eslovênia, os ingleses colocaram as barbas de molho e trataram de manter a vitória e a classificação. Na próxima fase, a Inglaterra pode enfrentar Gana, Sérvia ou até protagonizar um dos maiores clássicos do futebol mundial contra a Alemanha.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.