Eleições | 11/06/2010 20h00min
Uma greve de fome no plenário da Câmara foi a reação imediata ao anúncio do Diretório Nacional do PT de anular o apoio ao deputado Flávio Dino (PCdoB) e de se aliar à governadora Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão.
O deputado Domingos Dutra (PT-MA), em vigília desde a noite passada no plenário da Casa, iniciou uma greve de fome em protesto contra a decisão da cúpula petista. Com 1,72 metros de altura e pesando 65 quilos, o deputado abandonou os alimentos sólidos às 14h15. Desde então, está tomando apenas água e água de coco.
— O PT resolveu oficializar o estupro político interno. O que fizeram foi negar 30 anos de democracia interna — afirmou o deputado.
Em março, o PT do Maranhão decidiu, com a presença de dirigentes nacionais, apoiar o deputado Flávio Dino na disputa pelo governo do Estado. Contrariados com a decisão, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pai de Roseana, e o PMDB passaram a pressionar diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dutra lembrou que, em março, o diretório estadual seguiu todas as normas partidárias na escolha do candidato:
— Nós respeitamos todas as regras, mas não nos disseram que o resultado tinha de ser obrigatoriamente a favor de Sarney — protestou.
Uma eventual desfiliação do partido é assunto cogitado. Dutra disse que essa é uma questão a ser discutida pelo grupo ao qual está ligado no Maranhão:
— Minha história é incompatível com a história de Sarney. Sair do partido vai depender de decisão de vários companheiros. Deram o partido ao PMDB. Não posso ter o meu nome colado a bandidos — disse Dutra, anunciando que não será candidato nas próximas eleições.
O deputado avaliou que os movimentos sociais, ligados ao PT no Estado e alvo de interesse de Roseana Sarney na intenção de dar uma imagem mais popular à sua candidatura, não darão apoio à governadora.
O deputado levou para o plenário uma extensa leitura. Entre os livros estão "A arte da Guerra", de Sun Tzu, "Princípios de Vida", de Mahatma Gandhi, "Insônia", de Graciliano Ramos, "Reencarnação e a Lei do Carma", de Willian Walker Atkinson.
— Os espíritos de Tancredo Neves e Ulisses Guimarães passaram por aqui. Eles passaram para me dizer "tenha cuidado, porque nós fomos vítimas dessa praga", disse Dutra, sobre a primeira noite no plenário da Câmara.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.