Notícias

Eleições  | 01/06/2010 21h41min

Reunião com Serra foi "um avanço", diz Leonel Pavan

Encontro é encarado como uma das últimas tentativas para assegurar a tríplice aliança

Atualizada em 02/06/2010 às 02h23min

O governador de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB), disse após a reunião entre os pré-candidatos da tríplice aliança com o presidenciável tucano José Serra, nesta terça-feira, que houve avanço na conversa sobre a retomada da coligação DEM-PMDB-PSDB.

Segundo o Blog do Azevedo, Pavan informou que ele, Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e Raimundo Colombo (DEM) voltam a se reunir nos próximos cinco ou seis dias para estabelecer critérios para a eliminação de pré-candidaturas.

O governador não deu detalhes sobre o que será debatido, mas definiu a reunião com Serra como “aberta e transparente”. Ainda segundo Pavan, Serra prefere uma unidade em torno dos três partidos da tríplice aliança (PSDB, DEM e PMDB), porém não se descarta nada neste momento, muito menos três postulações ao governo com três palanques ao presidenciável.

Em resumo: nada está definido. Foi a primeira declaração de um dos participantes da reunião.

Adiado

Na segunda-feira, Colombo, Pavan e Pinho Moreira estiveram em São Paulo, mas o encontro não saiu. Pavan esteve com o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, de Pernambuco, a quem disse que não poderia decidir não ser candidato antes que estivesse definido um nome para apoiar. Depois da conversa, voltou a Santa Catarina.

Colombo foi a São Paulo analisar pesquisas encomendadas pelo DEM nacional.

Agenda apertada

Durante toda a terça, o horário da reunião ficou indefinido, por conta da apertada agenda de Serra. Pinho Moreira já estava em São Paulo. Na segunda-feira, encontrou o presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer (PMDB-SP), com quem conversou sobre a possibilidade de apoiar a presidenciável Dilma Rousseff (PT).

Temer deve ser indicado vice na chapa da petista na convenção nacional do PMDB, dia 12. Passou esta terça à espera da confirmação da reunião com Serra. A sinalização veio à tarde.

Às 16h, o governador Leonel Pavan, que ainda não decidiu se concorre à reeleição, partiu para São Paulo no avião do governo de Santa Catarina. Viajaram com ele Luiz Henrique, o senador Raimundo Colombo e o presidente em exercício do PSDB, Beto Martins.

Antes de irem ao encontro com Serra, os catarinenses foram à sede da Votorantim discutir investimentos em Santa Catarina. Com o atraso de Serra em um evento no interior de São Paulo, a comitiva catarinense partiu direto para a casa do presidenciável, onde já aguardava Pinho Moreira.

Esperança

O encontro entre Serra, Luiz Henrique e os três principais nomes dos partidos da tríplice aliança na disputa pelo governo estadual é encarada como uma das últimas tentativas de reaglutinar a aliança vitoriosa nas eleições de 2006.

Ao longo da gestão do peemedebista Luiz Henrique (2003-2010), o Democratas (ex-PFL) e o PSDB formaram a principal base de apoio do governo.

DIÁRIO CATARINENSE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.