Eleições | 23/05/2010 18h32min
Preocupados em não confrontar o PSDB, o DEM e o PPS, que apoiam a candidatura presidencial do tucano José Serra, militantes do PV cobriram o nome da senadora Marina Silva escrito nas faixas do partido, durante o lançamento da pré-candidatura do deputado verde Fernando Gabeira ao governo do Estado do Rio. A festa reuniu os quatro partidos da aliança.
O nome da pré-candidata do PV à Presidência que estava em pelo menos quatro faixas estendidas no salão foi apagado de última hora, com fitas adesivas e até com panfletos que tinham fotos de Gabeira. As faixas do PPS, PSDB e DEM não faziam referência a Serra.
Integrantes do PV disseram ter sido orientados a não explicitar o nome de Marina, em respeito à diversidade da coligação. Gabeira, ao contrário, disse não haver qualquer problema em citar a pré-candidata nas faixas.
— Era perfeitamente permitido. Todo mundo mencionou Marina — disse o deputado.
O próprio Gabeira, no entanto, preferiu um discurso voltado para temas locais e não falou o nome de Marina em seu discurso. O deputado citou Serra uma vez, ao lembrar as ações de tratamento da Aids desenvolvidas no período em que o tucano foi ministro da Saúde.
— A Marina estava presente em todo meu discurso porque é um discurso ecológico. Não é a citação verbal da Marina. Ela é a minha candidata — disse Gabeira em entrevista.
Embora não estivessem presentes, Serra e Marina foram muito citados nos discursos. Defensores das duas candidaturas minimizaram possíveis problemas pelo fato de o pré-candidato a governador ter o apoio de dois adversários na disputa nacional.
Isso é para que fiquemos atentos cada vez que uma figura pública começa a usar muito do discurso da ética.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.