Notícias

 | 13/05/2010 11h17min

Multidão de fieis em Fátima representa apoio ao Papa, diz Igreja

Meio milhão de pessoas acompanharam missa de Bento XVI em Portugal

A presença de meio milhão de fieis em Fátima representa uma mensagem de apoio ao Papa Bento XVI num momento difícil pela Igreja católica atingida por escândalos de pedofilia, afirmou o porta-voz da Igreja em Portugal.

A cifra de fieis superou os 400.000 que, há dez anos, acompanharam a visita do popular João Paulo II ao santuário. Na ocasião o líder católico beatificou dois dos três pastores de Fátima, Jacinta e Francisco Marto, que, segundo a crença católlica, viram a Virgem em 13 de maio de 1917.

Segundo o padre Manuel Morujo, porta-voz da Igreja portuguesa, a presença de uma multidão tão grande representa uma clara mensagem de apoio ao Papa.

— Os católicos sabem distinguir entre os casos de pedofilia e a enorme maioria de padres — afirmou.

Apesar de o número anunciado pela Igreja portuguesa não ter sido confirmado por fontes independentes, a esplanada, com uma capacidade para 300.000 pessoas, estava abarrotada, e por isso muitos fieis tiveram que assistir a missa nas áreas de acesso.

A celebração teve início com uma procissão solene da Virgem, carregada sobre um leito de rosas brancas e seguida por um grupo de bispos e cardeais com paramentos brancos, ao som de hinos entoados pelos fieis. Durante a homilia, o Papa assegurou que foi a Fátima para "orar com Maria e os inúmeros peregrinos pela humanidade aflita por tantos sofrimentos".

— As profecias de Fátima são uma mensagem contra o horrendo egoísmo das nações, das raças, das ideologias, dos grupos e indivíduos — disse.

Ao término da missa, o Papa benzeu os enfermos presentes e lhes dirigiu uma palavra de esperança. Bento XVI chegou na tarde quarta-feira a Fátima, principal destino de sua visita de quatro dias a Portugal, onde suplicou à Virgem para que a Igreja não ceda às "seduções do mundo".

No santuário, também rezou por seu antecessor, João Paulo II, que visitou três vezes o local e doou para a coroa da Virgem a bala que foi extraída dele depois do atentado que sofreu em 13 de maio de 1981. O falecido pontífice estava convencido de que a Virgem de Fátima o salvou da morte no mesmo dia da primeira aparição mariana. Nesta quinta-feira à tarde, Bento XVI se reunirá com as organizações da pastoral social e com os bispos portugueses, enquanto na sexta concluirá sua visita com outra missa ao ar lilvre na cidade do Porto.

AFP
VINCENZO PINTO, AFP / 

Meio milhão de fieis acompanham missa de Bento XVI em Fátima
Foto:  VINCENZO PINTO, AFP


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

13/05/2010 07h01min
Bento XVI visita Fátima
12/05/2010 21h33min
Igreja é quem mais combate pedofilia, diz cardeal
12/05/2010 21h31min
Papa reúne milhares de fieis em Portugal e faz apelo a padres
12/05/2010 17h24min
Incêndio destrói depósito de rede varejista em SP e obriga desocupação de condomínios
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.