Notícias

Pesquisas  | 12/04/2010 06h10min

Dois ex-governadores de Santa Catarina aparecem na frente em pesquisa eleitoral

Luiz Henrique (PMDB) e Esperidião Amin (PP) podem travar nova disputa para vaga no Senado

Dois ex-governadores aparecem na frente na pesquisa Mapa sobre a disputa pelo Senado, encomendada pelo Grupo RBS e realizada entre os dias 6 e 8 de abril. Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que deixou o cargo dia 25 de março, teria 28,9% das intenções de primeiro voto, seguido por Esperidião Amin (PP), com 19%. Ambos também lideram as intenções de segundo voto: Amin teria 13,1% e Luiz Henrique, 11,3%.

Cada Estado tem três senadores. Eles são eleitos com mandatos de oito anos. A cada quatro anos são realizadas eleições para renovação dos mandatos. Neste ano, estão em disputa duas vagas, a que é ocupada por Ideli Salvatti (PT) e a de Neuto De Conto (PMDB), que era suplente e assumiu no lugar de Leonel Pavan (PSDB). A cadeira de Raimundo Colombo será colocada em disputa em 2014.

Confira a pesquisa na íntegra (em pdf)

O novo confronto entre Luiz Henrique e Amin — que disputaram o governo do Estado em 2002 e 2006 — ainda depende das negociações para formação das coligações. Amin afirma aceitar retirar o nome da disputa em nome de uma composição que privilegie a mulher, Angela Amin, pré-candidata do PP ao governo estadual.

Fora da polarização que marcou a história política recente do Estado, aparece em terceiro lugar na disputa a senadora Ideli Salvatti (PT). Ela tem 9,9% das intenções no primeiro voto e 10,3% no segundo. Pré-candidata ao governo do Estado, a petista tem dito que não buscará a reeleição no Senado. Em quarto lugar, está o ex-deputado Cesar Souza (DEM), com 8,4% e 7,1%.

Outro ex-governador aparece na quinta posição. Paulo Afonso Vieira (PMDB) foi lembrado por 4,6% dos eleitores como primeiro voto e por 8% como segundo. Paulo Afonso declarou que pretende disputar a indicação com Luiz Henrique, caso o PMDB tenha apenas uma candidatura ao Senado.

Na pesquisa, ele está à frente do deputado federal Paulo Bauer (PSDB), que tem 4% e 6,8%. O também deputado federal Cláudio Vignatti (PT) é o sétimo colocado. O petista teria 3% das intenções de primeiro voto e 4,2% de segundo.

Também foram incluídos na pesquisa o ex-deputado Hugo Biehl (PP) e o ex-prefeito de Chapecó João Rodrigues (DEM). Biehl alcança 1,7% no primeiro voto e 5% no segundo. Rodrigues teria 2,9% das intenções de primeiro voto e 3% de segundo.

Entre os indecisos, 11,4% dos entrevistados não souberam responder para qual candidato dariam o primeiro voto. O número cresce para 20,7% no segundo. Foram ouvidas 1008 pessoas em todo o Estado. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para cima ou para baixo.

José Serra lidera

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) e a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) concentram a maior parte das intenções do eleitorado catarinense, segundo a pesquisa Mapa encomendada pelo Grupo RBS. Serra lidera com 38,7% contra 27,5% de Dilma. Atrás deles surgem Ciro Gomes (PSB), com 9%, e Marina Silva (PV), com 6,8%.

A pesquisa foi realizada entre os dia 6 e 8 de abril e tem 3,1 pontos percentuais de margem de erro, para cima ou para baixo. Com os quatro nomes na disputa, o número de eleitores indecisos chega a 11,8%.

Na pesquisa espontânea, sem que sejam apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores, o índice de indecisos chega a 66,4%. José Serra lidera com 10,3% contra 9% de Dilma. Nessa consulta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surge em terceiro, com 7,2%, ficando à frente de Ciro e Marina, que têm 1,1%. Eleito em 2002 e reeleito em 2006, Lula não tem direito a nova reeleição.

O Instituto Mapa também perguntou ao entrevistados que avaliassem a administração do presidente Lula. Para 70,9% dos catarinenses, a avaliação é positiva. A gestão petista é considerada ótima por 21,6% dos entrevistados e boa por 49,3.%. O governo é regular para 21,2%. Apenas 2,8% dos entrevistados consideraram a administração de Lula ruim, enquanto 3,5% a classificaram de péssima.

O governo Lula leva vantagem em comparação ao governo Luiz Henrique (PMDB) que teve aprovação de 55,2%. A administração de LHS foi considerada ótima por 10,3% e 44,9% disseram que foi boa. Afirmaram que foi ruim, 6,2% e péssima, 5,2%.

A pesquisa foi feita entre os dias 6 e 8 de abril de 2010. Neste período, foram ouvidos 1.008 eleitores. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 14421/2010

DIÁRIO CATARINENSE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.