| 21/03/2010 15h32min
O Flamengo é o novo líder do NBB 2009/2010. A equipe rubro-negra venceu o Araraquara por 98 a 71 neste domingo no Rio de Janeiro, além de se valer do triunfo do lanterna Saldanha da Gama sobre o Universo-DF por 76 a 75, no Espírito Santo, definido com um arremesso de dois pontos com 2s no cronômetro.
Saldanha e Universo fizeram um jogo equilibrado durante os 40 minutos, mas a equipe brasiliense sempre se manteve à frente no placar. No terceiro quarto, abrir a maior vantagem na partida, 63 a 53. Porém, com menos de um minuto faltando para o fim da disputa, o Saldanha conseguiu a virada, 74 a 73. O Universo ainda passou à frente com uma cesta do ala-pivô Guilherme Giovanonni, mas aos 2s, o ala Roberto decidiu o jogo com um arremesso de dois pontos.
Pelo lado do Saldanha, Roberto terminou a partida com 15 pontos e nove rebotes e o ala/pivô Amiel foi o cestinha com 20. Giovanonni foi o principal pontuador do Universo, também com 20 pontos.
– Impedimos os chutes de três pontos e marcamos os pivôs deles pela frente. Estamos trabalhando bastante e temos potencial para conseguir esta vitória. Não fizemos nada de diferente. Estamos jogando dessa maneira há sete jogos. Hoje foi nosso ápice – afirmou o técnico do time capixaba, Paulo Murilo.
Com a derrota do Universo, o Flamengo assumiu a liderança absoluta do NBB com a vitória do Araraquara por 98 a 71. Foi a 18ª vitória da equipe carioca em 22 jogos. Após um primeiro tempo arrasador (48 a 18), o time só teve de administrar a vantagem no placar. Mais uma vez, o ala Marcelinho foi o cestinha, com 34 pontos. Os armadores do Araraquara, Arnaldinho e Neto, também tiveram um bom desempenho, com 27 e 21 pontos, respectivamente.
Outro time que caiu na tabela foi o Franca, que perdeu para o São José por 83 a 77. A equipe tem agora uma campanha de 16 vitórias e sete derrotas e se encontra na quarta colocação, atrás do Minas, que venceu o Vila Velha fora de casa por 72 a 69.
Com a vitória sobre o Franca, o São José atingiu os 50% de aproveitamento no NBB, com 11 vitórias em 22 jogos. O armador Fúlvio foi o grande nome da partida, anotando 27 pontos, sete rebotes e oito assistências. Na partida do Minas, o armador argentino Sucatzky também se destacou com 16 pontos e cinco assistências.
Em busca de uma vaga no grupo dos quatro primeiros colocados está o Joinville, que superou o Bauru, por 65 a 61, alcançando sua 13ª vitória em 22 jogos. O armador Manteguinha foi o cestinha do time catarinense, com 18 pontos, seguido do ala Audrei, 14.
– O time foi muito valente, teve muita garra e o coletivo sobressaiu. Perdemos muita nossa energia durante o campeonato e rendimento caiu. Já vejo uma evolução da equipe nos últimos jogos – avaliou o técnico Alberto Bial. – Acho muito difícil chegarmos no G4, mas com as derrotas desta rodada, já começo a achar que é possível.
Fechando a rodada, o Assis Basket venceu, fora de casa, o Campos do Londrina, por 86 a 76, alcançando a oitava colocação, por aproveitamento, com a campanha de 10 vitórias e 12 derrotas. O trio norte-americano, Borders, Parker e Thomas foi o grande responsável pela conquista do Assis marcando em conjunto 55 pontos (63% do total). O pivô Rodrigo Bahia também foi destaque, com 16 pontos e nove rebotes. Pelo lado do Londrina, o ala Fernando Mineiro foi o cestinha da equipe, com 21 pontos.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.