Notícias

 | 06/03/2010 05h10min

Italianos observam Mário Fernandes no Olímpico







Não é só o torcedor do Grêmio que ficou satisfeito quando o técnico Silas confirmou Mário Fernandes como zagueiro para o jogo do Grêmio hoje à noite, às 19h30min, no Olímpico, contra o Porto Alegre da família Assis Moreira. Quem admira o bom futebol também ficou, pois terá a chance de ver um jogador com perfil de Seleção Brasileira. Mas há ainda uma terceira parcela que adorou saber da presença de Mário Fernandes na sua posição de origem.

Um grupo de investidores italianos comandado por Oscar Damiani, um dos maiores empresários europeus, estará no estádio para observar o jogador de 19 anos comparado ao capitão brasileiro Lúcio pelas suas arrancadas.

Não são os mesmos observadores da Inter, de Milão. Estes já o viram em ação. Anotaram muitas estrelinhas no caderno de anotações e voltaram para casa dispostos a desembarcar de novo na capital gaúcha na janela de agosto. 

Os empresários que estarão hoje no Olímpico formam uma nova leva de interessados. Pertencem a um grupo de investidores chamado Sports Company, reconhecido pela Fifa. Com poderosa atuação na terra dos atuais campeões do mundo, Damiani e seu grupo estendem tentáculos pelo mundo todo. Não necessariamente trabalham para clubes.

Têm capacidade financeira para comprar os direitos econômicos de um jogador e depois repassá-los para um clube grande da Europa com boa parcela de lucro. Como se sabe, a Itália é o paraíso dos agentes Fifa. São 600. Quem chega mais perto da avidez por bons negócios dos italianos é a Espanha, com 550.

Em resumo: os italianos da Sports Company que estarão no Olímpico vendo Mário Fernandes não estão aí para brincadeira.

Podem pagar muitos milhões de euros pelo zagueiro descoberto por Jorge Machado no futsal do Corinthians e, depois, nas categorias de base do São Caetano. Teriam força para bancar até os 13 milhões da multa rescisória.

Neste momento, é claro, trata-se de um valor alto demais, fixado mais para o Grêmio se proteger dos aventureiros. O mercado não pagaria tanto por Mário Fernandes, especialmente com Silas declarando o jogador como reserva na zaga. Hoje, a promessa azul só estará em campo graças a uma sinusite que assaltou Rafael Marques. Mas, se quisesse, a Sports Company poderia reunir o dinheiro.

Mas a janela de agosto não está tão longe assim. Até lá Mário Fernandes pode estar afirmado na zaga do Grêmio — isso se Silas não seguir implicando com o seu café da manhã.

O Brasileirão começa no dia 9 de maio, para em 6 de junho durante a Copa do Mundo e recomeça em 14 de julho, três dias depois da final na África do Sul. É tempo suficiente de exposição para um talento explodir e despertar a cobiça dos europeus.

Os italianos da Sports Company sabem disso. Por isso estão em Porto Alegre para ver Mário Fernandes ao vivo no jogo de hoje.


Siga a coluna no Twitter

ZERO HORA
Eduardo Cecconi  / 

Mário Fernandes é um jogador cercado de mistérios
Foto:  Eduardo Cecconi


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

02/03/2010 05h10min
Mário Fernandes, o grande mistério do Olímpico
21/02/2010 05h10min
Por que os técnicos cismam com os melhores?
14/02/2010 06h10min
Duda Kroeff admite que pode tentar reeleição
05/02/2010 05h10min
Dívida com credores cai pela metade no Grêmio
02/01/2010 05h10min
De que lado está o poder financeiro na dupla Gre-Nal?
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.