| 08/02/2010 18h10min
Depois da decisão tomada no Rio Grande do Sul de não permitir jogos antes das 18h, numa atitude que partiu do Sindicato dos Atletas, agora pode ser a vez de Minas Gerais também seguir por esse caminho.
O episódio envolvendo o volante Moisés, do América-MG, que chegou a desmaiar em campo devido ao forte calor na cidade de Teófilo Otoni, em partida disputada às 11h, foi um grande susto que serviu de alerta.
O Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado de Minas Gerais estuda medidas para que os jogos não sejam mais realizados neste horário, se possível, tendo a mesma regra do Rio Grande do Sul.
O site Lancenet! entrou em contato com o presidente do sindicato, Juarez Pimenta, que deixou claro o seu desejo de seguir os caminhos dos gaúchos a fim de evitar tragédias no futebol.
— Com certeza estamos atentos a isso. Vou entrar em contato com meus amigos de Porto Alegre, somos parceiros, para que a gente possa tomar atitude em Minas.
Vou analisar os regulamentos do Mineiro e do
Gaúcho, ver os contratos e ver o que pode ser feito, até porque existem acordos com a televisão. Mas se preciso for, encaminharemos um ofício à Federação Mineira de Futebol e à Justiça do Trabalho para que sejam proibidos os jogos nestes horários em que o forte calor pode prejudicar a saúde dos atletas — disse Juarez Pimenta.
O presidente, porém, espera apoio dos jogadores e clubes da Primeira Divisão para que tenha mais respaldo e consiga ter o sucesso esperado nesta iniciativa.
— O grande problema que vejo é que quando saiu o arbitral, tabela, todos assinaram, concordaram... Deveriam ter vetado logo de cara. Mas preciso do apoio de todos para que a atitude seja tomada. Até agora só vi um clube reclamando, que é o América-MG e mesmo assim ninguém veio até mim. Seria bom se pelo menos 50% dos clubes estivessem ao meu lado neste caso — disse Pimenta.
A posição já vem até sendo sustentada também para jogos válidos pelas categorias de base em Minas
Gerais. As partidas costumam acontecer
no mesmo criticado horário de 11h, independentemente de o calor estar forte ou não.
— Sou favorável a mudanças até nos jogos das categorias de base. Os meninos também não podem jogar neste horário. E como todos sabem, eles também jogam neste horário de 10h, 11h, até meio-dia — disse o mandatário do sindicato.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.