| 29/01/2010 15h35min
Eles são irmãos, construíram carreiras vitoriosas que incluem títulos importantes pela seleção brasileira, brilharam no voleibol italiano e agora estão de volta ao Brasil. Nesta temporada, Gustavo e Murilo Endres foram repatriados por Pinheiros e Sesi, respectivamente, para a disputa da Superliga masculina 09/10. E neste sábado, pela primeira vez na história do campeonato, os jogadores estarão em lados opostos. Em partida válida pela 16ª rodada do turno, as equipes da capital paulista entrarão em quadra às 15h, no ginásio Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo.
Se pela Superliga a disputa é inédita, fora da competição o duelo entre irmãos já tem uma história considerável. Na Itália, em 12 confrontos diretos, foram 11 vitórias de Gustavo. Por outro lado, Murilo leva vantagem nos jogos no Brasil. Pelo Campeonato Paulista, os Endres se enfrentaram três vezes. E o placar até agora aponta 2 x 1 para o caçula Murilo, de 28 anos.
– Já jogamos um contra o outro várias vezes. Lá na Itália, ele deu de goleada, mas aqui no Brasil quem está ganhando sou eu. Agora vou tentar ampliar a vantagem para não dar muito moral para o Gustavo – brinca o ponteiro Murilo, que passou quatro temporadas na Europa.
– Na Itália, o Murilo levou uma lavada. Nós sempre contamos os confrontos diretos. Como lá não deu para ele, conversamos e zeramos o placar aqui no Brasil. Recomeçamos a contagem só com os jogos no país. É uma nova disputa. Vou tentar empatar essa série no sábado – diverte-se o primogênito Gustavo, de 34 anos, oito deles passados no voleibol italiano.
As 15 partidas disputadas contra Gustavo fizeram com que Murilo descobrisse a melhor forma de tentar vencer o poderoso bloqueio do irmão.
– Hoje já sei o que tenho de fazer para tentar superar o Gustavo. Com ele em quadra, nunca ataco na diagonal. Exploro a paralela para tentar sair do bloqueio. Durante o jogo, rimos e trocamos olhares. É uma brincadeira que só nos dois entendemos – revela Murilo.
Brincadeiras à parte, Murilo e Gustavo sabem que só a vitória interessa no jogo difícil que terão pela frente. Com 10 triunfos em 14 partidas, o Pinheiros está rendendo abaixo do esperado. Por outro lado, o Sesi, com nove vitórias nos mesmos 14 jogos, vem de três derrotas seguidas e precisa da recuperação.
– As duas equipes não vivem momentos muito bons e precisam vencer. Treinamos muito bem esta semana e estamos preparados. Será um jogo muito equilibrado, que deve ser decidido nos detalhes. O Sesi terá a vantagem de jogar em casa. Terá o apoio da torcida, sempre vibrante – diz Gustavo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.