| 14/01/2010 10h12min
As dores no corpo, especialmente antes de dormir, são os primeiros sinais da mudança na rotina. Há cerca de um mês, o auxiliar de serviços gerais de uma empresa de resíduos de Bento Gonçalves se transformou em centroavante do Esportivo. Leandro Mauri, conhecido como Pepe, teve seu futebol descoberto em um campeonato amador. Depois de passar por testes físicos, começou a treinar com o grupo principal com vistas ao Campeonato Gaúcho. O time estreia domingo, contra o Santa Cruz.
Pepe foi observado no momento certo. Aos 21 anos, provavelmente não ganharia a oportunidade se fosse um pouco mais velho. A mudança afetou toda a vida do rapaz. Antes, ele jogava apenas nos fins de semana com o São Pedro, time pelo qual disputou a Copa Nostra Itália de futebol amador, no ano passado. Agora, o treinamento é diário. Por isso, deixou a casa dos pais no distrito de Pinto Bandeira para morar sozinho em Bento Gonçalves.
Quem descobriu Pepe foi o vice-presidente de futebol do Esportivo, Silvio dos Santos. Primeiro, conversou com os pais do menino, que aceitaram a proposta.
– É algo muito raro um jogador sair do futebol amador para o profissional. Muitos teriam condições, mas só são notados aos 25, 26 anos, quando é tarde para começar a jogar. No Esportivo, isso nunca tinha acontecido. Ele é jovem e tem muita força de vontade – analisa Santos.
Embora não deva escalá-lo como titular no início, o técnico Celso Freitas também aposta no menino e aprovou a contratação.
– Ele ainda precisa passar por um período de adaptação, mas é dedicado, tem porte e bate bem na bola. E ainda joga como centroavante, posição que carece de talentos no mercado. É como se costuma dizer: ele está sendo lapidado – avalia o técnico.
Filho único, Pepe trabalha desde os 15 anos em serviços gerais para ajudar o pai, Nelson, que é pedreiro, e a mãe, Clodorice, professora. Sempre teve o desejo de ser jogador de futebol. Por isso, vinha jogando em times amadores de Bento Gonçalves desde 2005. Ao receber o convite do Esportivo, ficou surpreso. Algumas pessoas chegaram a criticar o clube pela contratação. Por enquanto, Pepe garante não sentir pressão alguma.
– Espero me sair bem aqui e jogar em um time grande – resume o centroavante.
PIONEIROGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.