Notícias

 | 19/11/2009 11h02min

Derrota do Palmeiras aumenta chance de Libertadores do Inter

Matemático diz que Grêmio ainda tem um percentual mínimo de possibilidade

A vitória do Grêmio sobre o Palmeiras fez a alegria de muitas torcidas pelo Brasil, inclusive o rival. De acordo com números do matemático Tristão Garcia, as chances do Inter de chegar à Libertadores subiram de 44% para 46%. Se vencer o Atlético-MG em confronto direto no Mineirão, o time de Mário Sérgio ultrapassa o Palmeiras e assume a terceira colocação.

• Simule os resultados das rodadas restantes 

Porém, Tristão ainda dá maiores chances ao Atlético do que ao Inter. Com o mesmo número de pontos, a equipe de Celso Roth tem agora 53%. O Cruzeiro aparece com 29% de chances. Até o Avaí se beneficiou, passando de 4% para 5%.

— São duas diferenças. O Atlético-MG tem dois jogos em casa e um fora, e o Inter, o contrário. A segunda é o confronto direto ser no Mineirão. Mas isso não deu certo contra o Flamengo, que ganhou e ultrapassou. O Inter também tem a oportunidade de ultrapassar o Atlético em chances — diz Tristão.

Porém, o time de Muricy Ramalho continua sendo um adversário importante a ser batido:

— O Palmeiras caiu porque ficou só com dois jogos, os outros têm três jogos para fazer. Mas como era uma derrota relativamente previsível, a chance do Palmeiras caiu pouco (cerca de nove pontos percentuais). Esse pouco foi dividido basicamente entre Atlético-MG, Inter e Cruzeiro. O Palmeiras tem vantagens: terá 10 dias para esfriar a cabeça até o próximo jogo, seus perseguidores se enfrentam, e ele recebe um deles no Palestra na próxima rodada. Se despediu do título, mas segue bem vivo para a vaga — afirma.

Já o Grêmio, mesmo podendo chegar ainda a 58 pontos — e assim superar Inter, Atlético, Cruzeiro e Avaí, caso todos eles marquem poucos pontos nas últimas rodadas —, não aparece como candidato.

— Na verdade, o Grêmio tem chances de 0,07%. É uma chance mínima, desprezível. Qualquer coisinha que acontecer, já era. Se o Cruzeiro ganhar no sábado, por exemplo, já liquida. Ou se um dos dois vencerem o confronto no Mineirão, domingo, também — explica Tristão.

Porém, o professor lembra uma pequena disputa importante para o Grêmio: ficar à frente do Corinthians para diminuir a aproximação do rival no ranking da CBF, já que o clube paulista venceu a Copa do Brasil este ano e vai subir.

Nas projeções de título brasileiro, a partida antecipada da rodada mexeu só com as condições dos três primeiros, praticamente. O Palmeiras despencou de 7% para 2%. O São Paulo subiu de 50% para 53%, e o Flamengo, de 40% para 42%. Do Palmeiras para trás, nada se alterou: Inter, Atlético-MG e Cruzeiro continuam com as remotas chances de 1%.

— Tem 95% de chances de ser um dos dos dois. Os outros não são candidatos reais. Já se despediram há algum tempo do título. O Cruzeiro, quando perdeu para o Fluminense, o Atlético quando perdeu para o Flamengo, e o Inter quando perdeu para o Botafogo, todos em casa. E o Palmeiras se despediu ontem. Claro, ainda existe alguma chance, mas só se chover para cima.

CLICESPORTES
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.