Notícias

 | 14/10/2009 06h04min

Giuliano na ala não é maluquice de Mário Sérgio

Diogo Olivier, colunista online  |  diogo.olivier@zerohora.com.br



Fui ao treino no Beira-Rio ontem. Esperei pela entrevista do técnico Mário Sérgio. Primeiro, ele falou para as emissoras de rádio e televisão, como determinam as regras. Depois foi a vez dos "canetinhas". É como são chamados os repórteres de jornal, que resolvem tudo com um bloco de anotações, uma caneta e alguns garranchos escritos na velocidade do som, enquanto os entrevistados falam.

Foi nesta conversa menos oficial que perguntei a Mário Sérgio onde Giuliano entraria no time do Inter quando voltasse do Mundial Sub-20. Imaginei que o mais provável fosse o ingresso no lugar de um atacante recuado para o meio, formando o setor de armação ao lado de D'Alessandro, como contra o Náutico. Então veio a resposta surpreendente:

— Os melhores vão jogar. Me agrada ver o Giuliano como ala, entrando pelo meio, como faz o Kleber do outro lado. Ala deve fazer a jogada de meio também.

Boa ideia. Não é maluquice Giuliano voltar ao Inter na ala no lugar do limitado Danilo Silva, mesmo depois de um exuberante Mundial como capitão e camisa 10 do Brasil. Seria bom negócio trocar um jogador de desempenho mediano tanto na defesa quanto no ataque por outro acima da média, mesmo deslocado de sua posição original.

São só 10 jogos até o fim do campeonato. É uma situação de emergência. Mário Sérgio precisa de mais qualidade.

Todos os times da ponta de cima da tabela se reforçaram para a reta final, menos o Inter. O Palmeiras trouxe Wagner Love. O Flamengo acertou com Petkovic. O Atlético-MG repatriou Ricardinho e Correa. O Goiás bancou Fernandão. O São Paulo segurou todo mundo. Só o Inter vendeu Nilmar e Magrão no momento decisivo.

Com a estampa de campeão mundial, se a seleção vencer Gana na sexta-feira, Giuliano voltará outro jogador. Pode, curiosamente, funcionar como um grande reforço que já estava em casa.

Adianta Giuliano entrar na vaga de D'Alessandro, como armador? Ou, com alguma ousadia, expurgando Sandro, talvez Guiñazu? Faz sentido perder alguém deste trio numa hora destas? É claro que não.

O que faz sentido, como bem disse Mário Sérgio, é colocar os melhores em campo neste esforço final, sempre respeitando o bom senso. Como o 3-5-2 do técnico exige dos alas incursões severas pelo meio, o capitão sub-20 não habitará um terreno tão estranho assim.

Giuliano como ala no lugar de Danilo Silva é uma boa ideia emergencial para o Inter.

A começar no Gre-Nal.

Siga a coluna no Twitter.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.