| 02/10/2009 08h11min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta sexta-feira a importância da realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, em cerimônia do Comitê Olímpico Internacional (COI) que acontece em Copenhague.
— De todos os países que são candidatos hoje, somente o Brasil não recebeu uma edição dos Jogos Olímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será a Olimpíada — disse Lula, em referência às concorrentes Chicago, nos Estados Unidos, Tóquio, no Japão, e Madri, na Espanha.
O presidente afirmou ainda que os Jogos do Rio não serão "apenas" do Brasil, mas de toda a América do Sul, que nunca recebeu uma edição do evento. Lula garantiu também que "o Rio está pronto"
para receber os Jogos Olímpicos de 2016.
— Os que
nos derem essa chance não se arrependerão. Os Jogos do Rio serão inesquecíveis (...) Para o movimento olímpico será a chance de sentir o nosso sol. Será a chance de falar para o mundo que a Olimpíada é de todos — disse.
O presidente afirmou ainda que a economia brasileira está sólida e soube enfrentar a crise financeira mundial, o que, em sua opinião, é mais uma garantia de que o Brasil está pronto para sediar uma edição dos Jogos.
Lula lembrou que esteve recentemente na Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países industrializados e os principais emergentes), nos dias 23 e 24 de setembro, nos Estados Unidos, e afirmou que o encontro desenhou um novo panorama mundial, no qual países como o Brasil têm mais espaço.
A apresentação da candidatura do Rio começou pontualmente às 7h05min (de Brasília). A primeira cidade a defender sua candidatura foi Chicago, que contou com o discurso do presidente americano, Barack Obama, que viajou à Dinamarca
especialmente para o evento.
Em seguida, foi a vez de Tóquio apresentar aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) os motivos que a levam a ser a melhor opção para receber os Jogos de 2016. Após a apresentação do Rio acontecerá uma pausa para almoço, e logo depois será a vez de Madri justificar seus motivos para receber os jogos, às 9h45 (de Brasília).
Às 11h (também da capital federal) começará a votação dos membros do COI para a escolha dos Jogos de 2016. O anúncio da cidade escolhida para receber a Olimpíada de 2016 está previsto para as 13h30min (de Brasília).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.