Notícias

 | 25/09/2009 09h25min

A força da defesa do Avaí no Brasileiro

Setor defensivo é o quarto melhor do campeonato

Maurício Frighetto  |  mauricio.frighetto@diario.com.br

O ataque é a melhor defesa, certo? Nem sempre. As últimas edições da Série A têm mostrado que o setor defensivo tem feito diferença. E o Avaí segue esta tendência. Melhorou quando passou a usar três zagueiros. Hoje, o Leão é o quarto time que menos levou gols na disputa, 30.

As defesas têm feito sucesso, principalmente a partir de 2007. O São Paulo foi campeão levando apenas 19 gols. Em 2008, o Tricolor levantou a taça com o segundo melhor ataque e a segunda melhor defesa.

Neste ano, o líder Palmeiras tem a melhor defesa da competição, ao lado do São Paulo, vice-líder, com 24 gols sofridos. Em relação ao ataque, o Verdão é apenas o sétimo, com 39.

O Avaí evoluiu no quesito depois da 10ª rodada. Quando Silas optou por três zagueiros — com Rafael, Emerson e Augusto — o Leão ficou 11 jogos invicto. Os jogadores ressaltam que não é só o trio defensor o responsável pelo sucesso, mas o time todo.

Nas três derrotas depois da sequência, o Leão levou seis gols. Sofreu com a bola aérea. Depois de treinar forte durante a semana para resolver o problema, a defesa avaiana passou intacta pela segunda melhor força ofensiva na ocasião, o Barueri.

— Nossa zaga tem uma característica só: todo mundo é bastante empenhado — avaliou Augusto.

Para a partida contra o Fluminense, domingo, dia 27, às 16h, no Maracanã, Rio de Janeiro, o Leão não terá o zagueiro Rafael, que levou o terceiro cartão amarelo diante do Barueri e está fora do confronto. O técnico Silas confirmou que Anderson Luis será o seu substituo.

— Estou preparado para a oportunidade. Ainda mais porque joguei no Flu — afirmou Anderson Luis.

DIÁRIO CATARINENSE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.