| 10/09/2009 16h35min
O Rio de Janeiro assumiu a liderança na disputa para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. É o que diz o site especializado em analisar candidaturas olímpicas Games Bids. Na nova atualização do BidIndex (nome dado ao ranking), a capital fluminense aparece na primeira posição com 61.61 pontos.
— Alguns elementos chave ajudaram o Rio a crescer no ranking: apoio do público, orçamento realista, apelo sentimental para a América do Sul receber a Olimpíada pela primeira vez e a popularidade do carismástico presidente do comitê de candidatura, Carlos Arthur Nuzman. Além disso, o relatório do Comitê Olímpico Internacional (COI) identificou áreas de grande potencial para o legado olímpico — afirmou o editor do site, Robert Livingstone.
O Rio de Janeiro foi a cidade que mais cresceu no ranking, atualizado após o COI divulgar, na semana passada, os relatórios de inspeção das visitas às quatro cidades candidatas: além do Rio, concorrem Madri (Espanha), Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).
A cidade carioca, que estava na vice-liderança na atualização de março, subiu 1.66 pontos. E Chicago, que ocupava a lanterna, reagiu, somando 1.64 pontos e assumindo a segunda colocação (60.01). A então líder Tóquio decepcionou. A capital japonesa caiu 2.21 pontos, deixando a liderança para ficar com a terceira posição (59.20). E Madri, que era terceira colocada, perdeu 0.93 ponto e agora é a dona da lanterna (57.80).
— Tóquio caiu pois há alguns pontos críticos apontados no relatório do COI: baixo apoio do público, discrepância no que foi relatado no dossiê de candidatura e o que está realmente pronto em relação às instalações esportivas, o local do Estádio Olímpico e o provável aumento no preço dos hotéis durante os Jogos. Já Chicago ganhou alguns pontos, pois sanou na quarta-feira o problema da falta de garantias financeiras para a realização da Olimpíada por parte do governo municipal — explicou Livingstone.
O ranking do Games Bids é uma fórmula matemática criada pelo site para medir a condição de cada cidade em ser a sede olímpica. Ele leva em conta os dossiês de candidatura apresentados em fevereiro de 2009, os relatórios da Comissão de Avaliação do COI, aspectos geográficos, políticos e econômicos e apoio governamental, entre outros fatores.
LANCEPRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.