Notícias

 | 29/08/2009 20h32min

Coritiba acaba com invencibilidade de 11 jogos do Avaí no Brasileirão

Time catarinense jogou mal e perdeu por 2 a 0 em Curitiba

Felipe Albertoni  |  felipe.albertoni@rbsonline.com.br

Após 11 rodadas de invencibilidade, o Avaí foi derrotado neste sábado pelo Coritiba: 2 a 0 no Couto Pereira, com gols de Marcelinho Paraíba e Pereira. Apesar de fazer um bom começo de jogo, o time catarinense bobeou e deixou o Coritiba abrir o placar aos 20 minutos.

Depois do intervalo o time se perdeu e tomou o segundo gol, logo a um minuto. O resultado mantém o Avaí na quinta colocação, com 34 pontos. O Coxa vai aos 25 pontos, ultrapassa o Santo André e fica na 15ª colocação.

>>> Veja os gols no site da RBS TV

>>> Vídeos: Torcida avaiana no Couto Pereira

A partida começou sem muitas jogadas de perigo, com os times disputando a bola no meio-campo. Mesmo assim, o Avaí esteve melhor nos primeiros minutos, tocando com consciência e botando o time da casa na roda. E a primeira chance foi avaiana: Muriqui invadiu a área pela direita, depois de fazer fila na defesa, e bateu cruzado. Luis Ricardo completou para fora.

Aos 14 minutos, Marquinhos lançou da esquerda para Muriqui, que, dentro da área, pegou de primeira e mandou a bola para fora, à direita de Edson Bastos. Aos 17, a primeira chance do Coxa: Marcelinho bateu de fora da área, e Martini espalmou para escanteio.

Paraíba abre o placar|

Melhor jogador em campo, Marcelinho abriu o placar aos 20 minutos. Ele recebeu a bola próximo à área avaiana, puxou para o meio, deu um corte em Augusto e chutou rasteiro. A bola passou por baixo das pernas do zagueiro do Leão e entrou no canto esquerdo de Martini.

O gol acordou o time da casa, que chegou com perigo novamente aos 24. Após escanteio da esquerda, Jeci se antecipou à zaga e cabeceou com muito perigo, à direita de Martini. O Avaí recuou e demorou para levar perigo de novo. Aos 33, Muriqui foi à linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro, mas Luis Ricardo não conseguiu antecipar.

Luis Ricardo teve mais uma chance aos 44, quando invadiu a área e demorou para chutar. O zagueiro Pereira chegou dividindo, e o jogador avaiano ficou pedindo o pênalti. O árbitro Sálvio Spinola nada marcou. Dois minutos mais tarde, Muriqui foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, Ferdinando soltou a bomba para linda defesa de Edson Bastos. Foi a última do primeiro tempo.

Time se perde depois do intervalo

A equipe catarinense voltou dormindo dos vestiários. Logo no primeiro minuto, Capixaba derrubou Renatinho na esquerda do ataque do Coxa. Na cobrança, Rodrigo Heffner jogou na área, a defesa marcou bobeira e Pereira, sozinho, cabeceou para o gol: 2 a 0 Coritiba. Na saída de campo, após o fim do jogo, o zagueiro Augusto falou sobre o lance:

— Perdemos por bobeira, na bola parada. Eu fiquei ali boiando e o Pereira fez o gol sozinho.

O Avaí sentiu o golpe e ficou perdido em campo após o segundo gol. O técnico Silas tentou mudar o panorama da partida, lançando Roberto no lugar de Léo Gago e Caio no lugar de Luis Ricardo. Mas quem assustou foi o Coritiba, aos 15: Marcelinho, sempre ele, dominou pela esquerda, entrou na área fazendo fila na defesa avaiana e bateu cruzado, rasteiro. A bola saiu por pouco, e quase que o jogador marcou um golaço.

Defesa de Edson Bastos

Aos 17, nova chegada do time da casa. Renatinho correu com a bola pela esquerda e chutou rasteiro, para boa defesa de Martini. Dois minutos mais tarde, o Avaí respondeu com Ferdinando: ele chutou de longe, uma bomba, e Edson Bastos voou para fazer a defesa.

Logo em seguida, um lance incrível. Marcelinho fez boa jogada pela esquerda e rolou para Ariel, que estava sozinho, cara-a-cara com Martini. O argentino chutou de primeira e conseguiu perder uma grande chance. A bola ainda resvalou na trave antes de sair.

O jogo seguiu sem muitas emoções pelos próximos 10 minutos. Aos 34, Muriqui deu lindo passe para Roberto, livre, dentro da área. O atacante conseguiu passar pelo goleiro, mas, na sequência, se atrapalhou com a bola, que saiu pela linha de fundo.

Cabeça erguida

A última chance do Avaí foi aos 39: Marquinhos cruzou da direita, e Augusto subiu para cabecear na trave. No rebote, Anderson Luiz bateu desequilibrado, e Edson Bastos se recuperou para fazer a defesa. Na beira do gramado, após o encerramento do jogo, o capitão Marquinhos comentou a partida.

— Saímos de cabeça erguida. Não fomos massacrados, jogamos de igual para igual, tivemos chances de fazer o gol, mas não saiu.

No final, ainda deu tempo de Ferdinando tomar o terceiro cartão amarelo e ficar de fora da próxima partida, no dia 6 de setembro, contra o Inter, na Ressacada. O resultado acabou com a incrível sequência de 11 rodadas sem derrota do Leão. Já o Coxa ganhou um gás para fugir da zona do rebaixamento.


FICHA TÉCNICA


CORITIBA

Edson Bastos; Rodrigo Heffner, Jéci, Pereira, Guaru (Demerson); Pedro Ken, Leandro Donizete, Renatinho, Marcelinho Paraíba; Thiago Gentil e Ariel (Bruno).
Técnico: Ney Franco


AVAÍ

Eduardo Martini; Augusto, Anderson Luis e Marcus Winícius (Cristian); Fabinho Capixaba, Ferdinando, Léo Gago (Roberto), Marquinhos, Muriqui e Eltinho; Luis Ricardo (Caio)
Técnico: Silas

Gols: Marcelinho Paraíba, aos 20 minutos do primeiro tempo; Pereira, a um minuto do segundo tempo.

Amarelos: Pedro Ken, Leandro Donizete, Thiago Gentil (C); Ferdinando, Marcus Winícius e Léo Gago (A)
 
Arbitragem: Salvio Spinola Fagundes Filho, auxiliado por João Bourgalber Nobre Chaves e Carlos Augusto Nogueira Júnior (Trio de SP)
 
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba

Público total: 16.272

Renda: R$ 245.615,00

CLICESPORTES
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.