| 29/08/2009 07h10min
O maior desafio de um atleta de alto nível é buscar a superação a cada dia de treinamento. Pensando desta forma, o goleiro Victor trabalha diariamente no Estádio Olímpico tentando chegar o mais perto possível da perfeição. Considerado o melhor da posição atuando no futebol brasileiro, o jogador do Grêmio foi novamente convocado para a Seleção Brasileira para a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2010.
O treinador de goleiros do Grêmio, Francisco Cersósimo, destaca que a meta de Victor daqui para frente é se manter entre os melhores, sempre trabalhando forte e mantendo a humildade:
– Ninguém é melhor do que ninguém. O Victor tem uma cabeça boa e pensa assim também. A meta maior é se superar a cada dia e ele sabe que precisa trabalhar para ficar cada vez melhor nas saídas do gol, nas bolas rasteiras, na reposição com as mãos, com os pés. Um goleiro da qualidade do Victor tem que estar sempre se superando. Aqui no Grêmio, chamamos de "o dia-a-dia da superação" – revela Francisco Cersósimo.
Ser goleiro de uma grande equipe como o Grêmio, significa muito empenho e sofrimento diário. Mas, foi graças a esta dedicação, que Victor conseguiu vencer uma grande dificuldade que tinha logo que desembarcou em Porto Alegre para vestir a camiseta número 1 do Tricolor:
– Na chegada dele aqui, o Victor tinha muitas dificuldades com a cobrança do tiro de meta, com a reposição de bola. Mas ele melhorou muito neste aspecto. Melhorou demais sua força, sua velocidade. O Victor é um goleiro frio, um goleiro rápido, apesar da altura, é um goleiro que tem muita explosão. Ele vibra nos jogos, sem ser espalhafatoso – ressalta Cersósimo.
O nível dos goleiros brasileiros nos últimos anos tem aumentado significativamente. Francisco Cersósimo acha que o grande responsável por isto é o gaúcho Valdir de Morais:
– Os goleiros brasileiros são muito superiores aos outros tecnicamente. Você vê numa reposição de bola, numa saída de gol. A técnica é totalmente diferente. Quando você vê um goleiro diferenciado na Europa, pode ter certeza que é brasileiro. Isto se deve à qualificação dos preparadores. Começou aqui com o Valdir de Morais, que abraçou a profissão de preparador de goleiros e abriu caminho para todos nós.
Apesar da condição de reserva na Seleção Brasileira, Victor mostra a mesma regularidade apresentada pelo titular Júlio César. Se continuar mantendo o que vem apresentado atualmente, Francisco Cersósimo acredita que o goleiro gremista pode superar o da Inter de Milão em breve:
– O Júlio César ganhou muito com os jogos, com a maturidade. Ele tem quase 30 anos e o Victor tem 26. Os anos de sofrimento fazem a pessoa evoluir. O Victor tem a consciência de que está no caminho certo. Mas sabe que é difícil e que tem que tentar se superar o tempo todo.
Victor disputará a última partida pelo Grêmio neste domingo, contra o Botafogo, antes de se apresentar ao técnico Dunga. O jogador irá desfalcar a equipe de Paulo Autuori no jogo contra o Vitória, no dia 5 de setembro, mas já estará de volta para o confronto frente ao Náutico, no dia 13 de setembro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.