Notícias

 | 26/07/2009 10h01min

Médico da FIA não acredita em risco de vida de Massa

Diretor do GP de Fórmula-1 do Brasil acompanha situação do piloto em Budapeste

Atualizada às 16h29min

O cirurgião e diretor médico do Grande Prêmio de Fórmula-1 (GP) do Brasil, Dino Altmann, declarou neste domingo pela manhã que não acredita em risco de vida do piloto Felipe Massa. Ele acompanha a situação do brasileiro na capital húngara.

Massa sofreu um acidente durante o treino classificatório do GP da Hungria, neste sábado. Ele foi atingido no capacete por uma mola de metal de 12 centímetros que soltou do carro de Rubens Barrichello. Massa acelerava a 280 km/h.

– É uma situação grave, mas risco iminente de morte... eu não entendo dessa forma. Eu acho que não – disse Altmann à TV Globo, durante as transmissões do GP da Hungria.

Segundo Altmann, que também integra a comissão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o neurologista que trata do piloto revelou que houve uma melhora nesta manhã e que as lesões, por si só, não são sérias, apesar da gravidade da situação geral do piloto.

– Ele (Massa) tem um pouco de edema onde afundou a calota craniana, mas não tem hematomas ou lesões no tecido nervoso do cérebro propriamente dito – diz Altmann, repetindo o resultado da tomografia, divulgado neste domingo.

Visão não deve ser comprometida

Sobre a forma como a visão do piloto teria sido afetada pelo acidente, Altmann tranquiliza, dizendo que Massa não deve ter a visão prejudicada. O brasileiro teve um corte acima do olho esquerdo, de cerca de oito centímetros.

– O olho não foi afetado. O osso que envolve o olho, da órbita ocular, é que tem uma fatura. Ele faz parte da fratura que ele teve, mas isso não deve trazer nenhum problema pra visão dele.

Mais exames nas próximas 48 horas

O piloto brasileiro Felipe Massa deve seguir sedado pelas próximas 48 horas, sendo acordado de tempos em tempos para exames radiológicos e clínicos.

Segundo os médicos que cuidam de Massa, em Budapeste, ele tem dado respostas positivas a estímulos, embora não tenha aberto os olhos. Um novo boletim médico deve ser divulgado no final da tarde deste domingo.

TAMAS KOVACS/EFE  / 

Diretor do GP de Fórmula-1 do Brasil acompanha situação do piloto brasileiro Felipe Massa, acidentado neste sábado
Foto:  TAMAS KOVACS/EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

26/07/2009 08h13min
Tomografia não constata lesões neurológicas em Massa e médicos discordam sobre risco de morte
26/07/2009 07h19min
Mulher e pais de Felipe Massa chegam ao hospital em Budapeste
26/07/2009 06h43min
Massa teve noite tranquila e continua sedado
26/07/2009 04h14min
Em coma induzido, Massa fará novos exames neste domingo
25/07/2009 19h50min
À prova de balas, capacete protegeu Massa em acidente
25/07/2009 18h12min
Barrichello: Vou correr pelo Felipe Massa
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.