Notícias

 | 15/07/2009 07h10min

Paulo Autuori vê Grêmio preparado para maratona de jogos

Partida contra o Coritiba marca início de série de dois jogos por semana

Márcio Luiz  |  marcio.luiz@rbsonline.com.br

Começa nesta quarta-feira para o Grêmio a maratona do Campeonato Brasileiro. A partida contra o Coritiba, às 19h30min, no Couto Pereira, marca o início de uma série de jogos no meio e no final de semana que terminará só no final de agosto. Serão 12 compromissos em 47 dias, o equivalente a uma partida a cada 3,9 dias.

Os meses de julho e agosto são considerados por muitos times o período crítico do Brasileirão, onde as posições na tabela praticamente se definem. Além do desgaste físico natural pela sequência de jogos, o tempo para treinamentos é escasso. Há ainda a temida janela de transferência para a Europa, que costuma modificar a fotografia de ;vários elencos.

O calendário apertado, no entanto, não chega a assustar ninguém no Olímpico. Segundo o técnico Paulo Autuori, o time do Grêmio está esbanjando saúde. Graças ao bom trabalho desenvolvido pelo preparador físico Gilvan Santos e também pelo seu antecessor, Beto Ferreira, responsável pela função na gestão de Celso Roth como técnico.

— Fisicamente, a equipe tem dado uma resposta espetacular. Já fizemos algumas partidas com jogadores a menos e isso não causou desgaste na equipe, que manteve o mesmo nível — diz o técnico.

Autuori acha que o Grêmio também está bem servido em termos de elenco para eventuais substituições no time. O técnico cita como exemplo o jogo contra o Corinthians, quando três reservas (Jonas, Alex Mineiro e Rafael Marques) entraram na equipe, jogaram bem e marcaram os gols da vitória por 3 a 0. A situação, diz o técnico, não é a ideal, mas a realidade da maioria dos adversários é semelhante.

— Os problemas do Grêmio são os mesmos das outras equipes. Há uma carência geral no mercado do futebol brasileiro, que faz com que os nossos adversários tenham os mesmos problemas que a gente. A situação não é fácil, mas não dá para lamentar — afirma.

Em 2008, o Grêmio atravessou julho e agosto sobrando na turma. Em 15 partidas disputadas, teve aproveitamento de 69%. No mesmo período, o São Paulo, que mais tarde acabaria campeão, ganhou 55,5% dos pontos. Esse ano, as estatísticas até agora são animadoras. Nos dois primeiros jogos do mês — contra Atlético-PR e Corinthians — o time teve 100% de aproveitamento, marcou sete gols e sofreu um.


A MARATONA GREMISTA
15/07 – Coritiba x Grêmio
19/07 – Grêmio x Inter
22/07 – Avaí x Grêmio
25/07 – Grêmio x Santo André
30/07 – São Paulo x Grêmio
02/08 – Grêmio x Cruzeiro
06/08 – Palmeiras x Grêmio
09/08 – Barueri x Grêmio
16/08 – Grêmio x Flamengo
19/08 – Santos x Grêmio
23/08 – Grêmio x Atlético-MG
30/08 – Botafogo x Grêmio

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.