| 04/07/2009 15h35min
Após a derrota por 3 sets a 0 para o Brasil na sexta, A Finlândia entrou em quadra neste sábado disposta a garantir uma vitória histórica na Liga Mundial. Com uma virada impressionante, a equipe comandada por Mauro Berruto superou os brasileiros por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 23/25, 25/22, 25/22 e 17/15, em Tampare, na Finlândia. Esta foi a primeira derrota da seleção brasileira, que lidera o Grupo D na competição.
Os donos da casa começaram bem e abriram em 5 a 2. Com um ponto de bloqueio de Bruninho, o Brasil empatou em 5 a 5. Mas, logo em seguida, a Finlândia voltou a liderar o placar. Só depois de um erro de ataque da equipe adversária, a seleção conseguiu passar à frente no placar em 14 a 13. A partir daí, com destaque para Murilo nos ataques e Lucão no saque, o Brasil conseguiu manter a liderança até fechar em 25 a 23.
Assim como no set inicial, a Finlândia começou melhor no segundo período, abrindo em 7 a 4 o placar. Enquanto a equipe de Bernardinho insistia em cometer erros na recepção, os adversários surpreendiam neste fundamento e seguraram a liderança do placar até a parte final do set. Aos poucos, o Brasil foi tirando a diferença e, com um forte saque de Marlon, virou o placar em 20 a 19. Com um ataque de Lucão, a seleção brasileira garantiu a vitória também no segundo set por 25 a 23.
Apagão no terceiro set
Com os centrais bem marcados pela Finlândia, o Brasil não conseguiu acertar os ataques no início do terceiro set, deixando os adversários abrirem em 11 a 6. Sacando melhor e criando jogadas mais eficientes com o levantador Mikko Esko, os donos da casa deixaram os brasileiros apáticos na partida. Com a queda na recepção e, consequentemente, nos ataques, ficou difícil segurar a Finlândia que fechou o set em 25 a 22.
O quarto set começou mais equilibrado. Com importantes pontos de bloqueio de Giba e Rivaldo, o Brasil tomou a liderança do placar em 8 a 6. Mas a seleção voltou a errar ataques importantes, e a Finlândia conseguiu virar a partida. Liderada pelos potentes ataques de Siltala, a equipe da casa seguiu dominando o placar até fechar novamente em 25 a 22.
No início do set decisivo, equilíbrio novamente com Rivaldo de um lado e Hietanen, de outro. A Finlândia foi a primeira a abrir vantagem em 13 a 10, mas, com o forte saque de Giba, o Brasil chegou a virar. Mas não era mesmo o dia da seleção de Bernardinho. Após uma recepção ruim, que permitiu um contra-ataque de primeira da equipe adversária, o Brasil perdeu o set por 17 a 15 e a partida em 3 a 2.
Com informações do site Globoesporte.com.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.