Notícias

 | 09/06/2009 03h02min

Jogadores esquecem que são flagrados pela televisão

Dependendo da partida, uma emissora pode colocar até 16 câmeras no estádio

Guilherme Fister e Luís Henrique Benfica  |  guilherme.fister@zerohora.com.br; luis.benfica@zerohora.com.br

Lauro passou a segunda-feira de folga em Belo Horizonte. Visitou 200 crianças carentes na escolinha de futebol que apoia no bairro Venda Nova. O entusiasmo ao falar sobre o projeto social se transformou em frases sóbrias e reticentes quando respondeu sobre a expulsão de domingo, no Mineirão. O goleiro acertou chute no atacante Kléber após levar pisão no pé esquerdo: – Foi uma reação instintiva.

Para o seu filho ler

Assim como Lauro, os jogadores esquecem que, mesmo fora do alcance de árbitro e auxiliares, são flagrados pelas câmeras de televisão. Dependendo da partida, uma emissora pode colocar até 16 câmeras no estádio – em jogos da Seleção são 24.

Tanto que, no domingo, parecia que Lauro havia chutado Kléber apenas pelas provocações verbais. Mas ontem nova imagem mostrou que o atacante do Cruzeiro deu um pisão no goleiro.

– Foi ao natural. Não podia empurrar porque ele (Kléber) iria simular. Dei um toquezinho para tirá-lo de cima – justificou Lauro.

Até no Grêmio a atitude de Lauro foi compreendida. Além de Kléber ter histórico de confusões, os jogadores afirmam que é impossível lembrar da presença das câmeras no estádio. Souza diz que tudo é instinto:

– É uma reação de segundos. Quando você se dá conta, o pior já está feito.

Segundo a psicóloga Paula Pereira, a preparação de atletas por vezes foca muito os quesitos técnico e físico, deixando de lado o emocional. Ela defende o autocontrole, mas entende a reação de Lauro como a de um ser humano que “estoura” sob pressão.

Campeão do mundo com a Seleção, Taffarel e outros jogadores do Atlético-MG brigaram com torcedores após provocação em treino, em 1995. Ele não se arrependeu, mas não compara com o caso de Lauro.

– Pisão, soquinho por trás, às vezes irritam mais do que levar uma chegada forte – disse o ex-goleiro.

Paulo Schmitt, procurador do STJD, solicitou as imagens. Se prestar denúncia contra Lauro, será em artigos com penas leves: 250 (ato desleal ou inconveniente) e 255 (ato de hostilidade). A suspensão é de um a três jogos, na própria competição. Lauro está garantido nas finais da Copa do Brasil.

Assista ao desembarque da delegação do Inter em Porto Alegre:

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.