Notícias

 | 07/06/2009 10h32min

Jenson Button vence o GP da Turquia

Piloto inglês conquistou a sexta vitória em sete corridas no ano

Mesmo largando na segunda posição, Jenson Button, da BrawnGP, confirmou a boa fase, superou o pole position Sebastian Vettel e venceu o GP da Turquia neste domingo. O inglês assumiu a ponta logo na primeira volta e liderou a prova até o final, conquistando a sexta vitória em sete corridas nesta temporada. O piloto somou 61 pontos no mundial e abriu 26 pontos do vice-líder, Rubens Barrichello.

Já os brasileiros não fizeram uma boa corrida. Felipe Massa foi o único que conseguiu marcar ponto, terminando na sexta colocação. Nelsinho Piquet ficou com a 16º posição e Barrichello, com problemas no câmbio, abandonou a corrida na volta 49.

Ao lado do inglês no pódio, Mark Webber, da RBR, comemorou o segundo lugar e seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, ficou com o terceiro. Também marcaram pontos Jarno Trulli (Toyota), em quarto, Nico Rosberg (Williams), em quinto, Robert Kubica (BMW Sauber), em sétimo, e Timo Glock (Toyota), em oitavo.

A corrida

O GP da Turquia foi decidido na primeira volta. Vettel, que largou na frente, cometeu um erro logo no início, saiu da pista na curva 9 e foi ultrapassado por Button. Uma vez superado, o alemão não conseguiu manter o ritmo forte do inglês, que abriu boa vantagem até a 15ª volta, quando fez o pit stop.

Com estratégias diferentes, Webber fez uma parada a menos que Vettel. Na 44ª volta o inglês entrou nos boxes e a vantagem que tinha sobre o companheiro de equipe não foi suficiente para garantir o segundo lugar. Ele voltou a pista na terceira colocação e definiu o pódio.

Já Barrichello, que começou a corrida em terceiro, teve problemas na largada e perdeu dez posições. Tentando a recuperação, ele arriscou algumas ultrapassagens, mas acertou o carro de Kovalainen, rodou e caiu para o 17º lugar. Em nova manobra, o piloto brasileiro foi para cima de Sutil, bateu mais uma vez e teve sua asa dianteira danificada, precisando parar nos boxes para trocar o bico do carro. Apesar dos esforços para continuar na corrida, Rubinho enfrentou outros problemas e abandonou o GP da Turquia a dez voltas do fim.

CLICRBS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.