Notícias

 | 30/05/2009 22h

Florianópolis vive expectativa de estar na Copa 2014

Fifa divulgará as 12 cidades-sedes neste domingo

Diogo D'Ávila  |  diogo.davila@diario.com.br

Florianópolis poderá escrever, neste domingo, o seu nome na história do futebol mundial. É nas mãos dos membros da Fifa, entidade responsável pela modalidade, reunidos na Ilha de Nassau, em Bahamas, que está o sonho da Capital em ser uma das sedes da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Um desejo que começou no dia 30 de outubro de 2007, quando o País foi anunciado como sede do Mundial, que será realizado daqui a cinco anos. De lá para cá, foram diversas ações promovidas pelo Comitê de Candidatura de Santa Catarina com o intuito de divulgar as qualidades do Estado, e provar que Florianópolis reúne todas as condições de abrigar um dos eventos esportivos, ao lado das Olimpíadas, mais assistido no mundo.
  
E uma vitória não representará apenas fazer parte do seleto grupo de cidades que tiveram o privilégio de ver de perto uma Copa do Mundo. O município passará por uma revolução na sua infraestrutura nos próximos quatro anos. Entre as obras previstas para sediar o Mundial estão a ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, a implementação do sistema de metrô de superfície e a implantação do Porto Turístico.

— O grande detalhe é o legado que fica. Porque todas estas realizações vão acontecer, mas quando? Dentro de 15, 20 anos? Com o advento da Copa, haverá um apressamento destas ações e nós que moramos aqui ganharemos muito — comenta o coordenador da ações da candidatura à Copa do Mundo de 2014, Joceli de Souza.
  
O anúncio dará fim a uma novela que nesta reta final de chegada ganhou contornos dramáticos para a candidatura. As últimas especulações a respeito das cidades-sedes escolhidas indicam que Florianópolis estaria de fora da maior festa de futebol. Em sua coluna no Diário Catarinense, Cacau Menezes, afirmou que fonte ligada à Fifa garantiu a derrota da Capital e que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, se sentiu desprestigiado ao ter conhecimento do jantar do governador Luiz Henrique da Silveira com dirigentes sul-americanos.
 
Porém, no mesmo dia, a CBF divulgou, em seu site oficial, que Ricardo Teixeira desconhecia as informações veiculadas por Cacau Menezes e que a  escolha das 12 sedes cabia exclusivamente à Fifa. O colunista do DC já havia antecipado que a data da divulgação das cidades-sedes, prevista inicialmente para final de março seria adiada para o dia 31 de maio.
Na sexta, foi a vez do jornalista Ancelmo Gois afirmar que Florianópolis não estaria entre as escolhidas e foi além ao citar Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.  

Comitê continua confiante

Alheio aos diversos boatos ventilados durante a campanha catarinense, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, está confiante que o Mundial virá para Florianópolis.

— Os últimos contatos que nós fizemos nos orientam na direção de que a decisão será técnica. E se for assim, não tem como Florianópolis não ser sede por todos projetos apresentados. E acoplado a isto, todos os índice de desenvolvimento humano, segurança e saúde são excelentes — argumenta o membro do governo estadual, que, juntamente com Joceli de Souza, estará em Nassau para acompanhar o anúncio das 12 sedes.
 
Com as cartas colocadas na mesa, resta à população catarinense cruzar os dedos para que, nesta tarde de domingo, Florianópolis comece a respirar os ares da Copa do Mundo de 2014.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.