| 29/05/2009 18h34min
Após ameaçarem deixar a Fórmula-1, as principais equipes da categoria confirmaram inscrição para disputar a temporada 2010. A informação foi divulgada pela Associação das Equipes de Fórmula-1 (Fota, em inglês) nesta sexta-feira, último dia para inscrições.
As equipes acabaram cedendo às pressões da Federação Internacional de Autumobilismo (FIA). O impasse sobre o teto orçamentário e os dois regulamentos, no entanto, permanece. A Fota estabeleceu como condição para disputar o Mundial que a FIA reveja alguns itens do regulamento.
– Todas as equipes da Fota serão autorizadas a competir em 2010, com uma base regulamentar única para todas – disse o cumunicado emitido pela Fota.
A Fota pede que um novo Pacto da Concórdia (acordo entre as equipes que competem na Fórmula-1, FIA e FOM e que estabelece regras a serem seguidas na categoria e divisão dos lucros) seja assinado até 12 de junho.
A principal reivindicação das equipes se refere ao limite orcamenário de € 45 milhões (fora o salário dos pilotos e as despesas de marketig) que a FIA quer impor a partir de 2010. As equipes que aceitarem competiriam sob um regulamento à parte, que lhes garantiria algumas vantagens técnicas.
Com orçamentos muito superiores a este limite, as maiores equipes como Ferrari, McLaren, Red Bull, Toyota, Renault, entre outras, temem perder muito com esse novo regulamento. A Ferrari chegou a recorrer à Justiça, mas um tribunal de Paris deu razão à Fia.
A Williams foi a única equipe a se inscrever no Mundial de 2010 antes desta sexta-feira, o que motivou sua exclusão da Fota. Além das atuais equipes, outras cinco novas equipes se inscreveram para 2010: Prodrive, Lola, Litespeed, Campos Racing e uma norte-americana (sem nome definido). Apenas 13 disputarão o Mundial.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.